Em julho (23), o SINDEEPRES formou a terceira turma do curso Primeiro Emprego. Trata-se de um programa promovido pelo SindicatoTurma formada do primeiro semestre de 2013 que prepara o jovem para o ingresso no mercado de trabalho.

O presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite, fez a entrega dos certificados e parabenizou a perseverança dos alunos ao longo dos três meses de atividade. “Quero que os jovens aproveitem esta oportunidade, porque o Sindicato apoia tudo o que for preciso para qualificá-los”, afirma.

Segundo Genival, a iniciativa do programa visa a diminuir o desemprego, que atinge também os jovens. “Há dois problemas de empregabilidade que merecem destaque no Brasil. Um se refere aos jovens que buscam o primeiro emprego; o outro está relacionado às pessoas que passam dos 50 anos. Parece até loteria: o primeiro torce para conseguir uma profissão e o segundo para não ser demitido”, ressaltou o presidente.

A secretária-geral do Sindicato, Clara Bernadete Ferreira, também esteve presente no encerramento do curso.

Qualificar para empregar

Destinado ao público entre 16 e 21 anos, o curso Primeiro Emprego ensina noções de rotinas administrativas: princípios e tipos de administração; o papel das organizações; as habilidades e competências do administrador; noções de cronograma de serviços; organograma e fluxograma; excelência no atendimento ao cliente; contabilidade básica; básico em Direito; marketing pessoal; relações humanas; Departamento Pessoal – RH; como se portar em entrevistas de emprego; comunicação verbal e não verbal; dinâmicas em grupo; elaboração de currículo.

Todos os alunos matriculados recebem orientação vocacional e têm o currículo cadastrado automaticamente no Balcão de Empregos Sindeepres, ferramenta on-line que disponibiliza vagas de emprego. O curso é totalmente gratuito e o Sindicato ainda oferece vale-transporte e lanche.

O SINDEEPRES promove o curso desde 2010. Neste segundo semestre, já iniciou as atividades da quarta turma, com previsão de certificação em outubro.