Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo.

FILIADO À

Genival Beserra Leite - PresidenteO Movimento Sindical Brasileiro completou 100 anos em 2008, tendo como marco zero a fundação oficial da Confederação Operária Brasileira (COB), em 1908. Nesse século diversas lideranças se destacaram e muitos sindicatos travaram lutas históricas em defesa de garantias trabalhistas, conquistando direitos fundamentais para os trabalhadores e modernizando as relações trabalhistas.

Além dessa gloriosa história, muitas entidades sindicais procuraram também se modernizar, tanto ideologicamente quanto estruturamente, no sentido de oferecer serviços de qualidade aos trabalhadores representados e associados às suas entidades de classe.

Um exemplo de sindicalismo moderno, competente e atuante, sem dúvida, é o Sindeepres – Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros do Estado de São Paulo. Com base estadual, a entidade representa cerca de 500 mil trabalhadores e conta com aproximadamente 160 mil deles em seu quadro associativo. Fundado em 31 de agosto de 1992, o Sindeepres é presidido desde o início por um de seus fundadores, Sr. Genival Beserra Leite, que se orgulha do bom trabalho realizado.

Relativamente jovem, a entidade construiu um patrimônio surpreendente para seus associados em apenas dezessete anos de vida. De uma pequena sala alugada, no 3 x 4 metros, na Rua Martins Fontes, o sindicato evoluiu para a compra de oito andares num edíficio à Praça Padre Manoel da Nóbrega, no centro de São Paulo, consolidando uma formidável sede própria, além de constituir mais dezesseis subsedes espalhadas pelo estado, sendo doze delas compradas pelo Sindeepres e apenas quatro alugada.

A nova realidade sindical brasileira está bem representada pela entidade encabeçada por Genival. Atualmente a atuação social e filantrópica dos sindicatos, de um modo geral, tem o mesmo peso das reivindicações e negociações trabalhistas. Segundo o presidente Genival, uma das maiores preocupações do Sindeepres é a qualificação dos trabalhadores. “Temos encontrado muita dificuldade com relação a inserção de porteiros, por exemplo, no mercado de trabalho”. De acordo com ele, as inovações tecnológicas e a questão segurança passaram a exigir mais desses profissionais. “Não basta mais atender o interfone e abrir a porta para um inquilino ou visitante. Hoje há equipamentos de segurança, sistemas de câmeras internas, crachás eletrônicos, informática, coisas que muitos desses trabalhadores não estão familiarizados”, explica. Portanto, a qualificação profissional é uma das prioridades desse sindicato, incluindo a preparação de jovens para o primeiro emprego.

Nesse sentido, a entidade conta com uma parceria de quatro anos com a SindEscola, empresa que atua há dezoito anos no ramo de ensino, prestando serviços para mais de oitenta entidades sindicais no estado de São Paulo. Além da qualificação, o Sindeepres presta serviços nas áreas de saúde, jurídica e financeira.

O presidente Genival Beserra Leite ainda informou a esta coluna que já está em adiantada a fase de negociação a adesão do Projeto SindVip, primeira bandeira criada com intuito de integrar diversos sindicatos a fim de conseguir reais descontos e benefícios para seus associados nas mais diversas áreas.

Enfim, o Sindeepres é um modelo de sindicalismo moderno e dinâmico, um exemplo a ser seguido no cenário sindical brasileiro.

Angela Maria Pereira é advogada, terapeuta holística e colunista.
Fonte: Jornal do Morumbi