Aumento real de salário e da cesta básica e concessão de convênio médico para dependentes são algumasReivindicações dos trabalhadores da Proficenter são atendidas das exigências aprovadas com a intermediação do SINDEEPRES, sindicato da categoria.

Benefícios conquistados passam a valer a partir de novembro.

Em assembleia realizada em outubro (26) convocada pelo SINDEEPRES, os trabalhadores terceirizados da empresa Proficenter Serviços Terceirizados Eireli, que prestam serviços na tomadora Pepsico do Brasil Ltda. em Sorocaba, aceitaram, por meio de votação, as contrapropostas apresentadas pela empresa e, consequentemente, a não deflagração ao movimento grevista, que estava previsto para segunda-feira (28/10). Segundo o Sindicato, as reivindicações por melhores condições trabalhistas, como aumento real de salário e da cesta básica e cobertura do convênio médico para filhos, foram atendidas.

A prestadora de serviços propôs reajuste de 1% a partir de novembro de 2013; aumento de cesta básica de R$ 65 para R$ 100 e troca do vale-alimentação por um que seja aceito em diversos estabelecimentos; e desconto de R$ 36 na folha de pagamento por dependente no convênio médico caso o trabalhador tenha um atestado médico por mês, ou de R$ 45, se houver mais de um atestado ou falta injustificada.

“O trabalhador terceirizado merece respeito. Lutamos para que as reivindicações deles fossem atendidas. Assim, nem nós e nem os trabalhadores amolecemos diante de pressão por parte da prestadora”, reforçou o presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite.

“É uma pequena melhora nas condições trabalhistas. Agora vamos ver se todas as propostas da empresa serão postas em prática”, disse Joana Darc Lira Soares, integrante da Comissão de Trabalhadores.

As outras contrapropostas da Proficenter aceitas em assembleia foram:

– Mudança da nomenclatura do cargo de encaixotador júnior para outra que melhor se adeque às funções desempenhadas, que será discutida até a data-base entre o Sindicato e a Comissão de Trabalhadores;

– Criação de um plano de cargos e salários, que será discutido até a data-base entre o Sindicato e a Comissão de Trabalhadores;

– Readequação das funções, pois não será aceito pelo Sindicato acúmulo de atividades;

– Contratação do profissional “raspeiro”, já acertada, com início dessa atividade em 29/11/2013.

– A Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), prevista para ser paga em duas parcelas em fevereiro e em agosto de 2014, será adiantada para dezembro, até o dia 20, e abril, até o dia 20;

– Concessão de abono salarial de R$ 30;

– O trabalhador terá ressarcimento no valor de R$ 150 para filhos de até 5 anos de idade matriculados em creche credenciadas, à sua escolha, mediante a apresentação de recibo no Recursos Humanos (RH) da empresa;

– Disponibilização de cadeiras para a realização do trabalho na linha de produção;

– Concessão de um uniforme para cada dia da semana a partir de janeiro de 2014.

Depois de receber as contrapropostas da prestadora, o SINDEEPRES pediu 90 dias de estabilidade aos terceirizados. Após muita persistência, a Proficenter concedeu 60 dias, prazo que passou a vigorar a partir do dia 28 de outubro. Assim, a empresa não pode demitir funcionários até o dia 26 de dezembro.

Todas as conquistas também serão estendidas aos trabalhadores terceirizados da empresa Proficenter Serviços Terceirizados Eireli em Itu.