Há 21 anos, quando o SINDEEPRES foi criado, o Brasil era outro. O mundo era outro. Obviamente, sabemos queUm novo sindicalismo: uma nova pauta a natureza da vida é essa. As coisas mudam. E temos que sempre olhar e observar as mudanças e ver o que é útil ou não.

Assim, podemos dizer que o sindicalismo brasileiro também mudou. Vejamos a pauta de negociação de qualquer convenção coletiva há 21 anos. A palavra benefícios era quase vaga. Por força do contexto à época, com a economia em frangalhos, entre outros problemas, as questões relativas às perdas salariais ainda eram o carro-chefe.

De lá para cá muita coisa continuou a ser prioridade, como o aumento real do salário, mas outras pautas ganharam espaço. Espaço necessário! E a conquista de novos benefícios para os trabalhadores se traduziu numa nova dinâmica de melhorias que vão além do salário.

O SINDEEPRES, desde a sua fundação – e por missão –, tem por objetivo conquistar o máximo de benefícios para seus representados. E não estamos falando só do que a empresa pode fazer por seus funcionários. Na visão do SINDEEPRES, é fundamental que o próprio sindicato ofereça uma gama de benefícios para seus membros.

As Colônias de Férias Sindeepres – destaque desta edição – é um bom exemplo. Mas o SINDEEPRES vai além. Aqui o associado não tem só um prédio que se chama por um local de lazer. Quem já foi à colônia de Bertioga sabe que o padrão SINDEEPRES é, digamos, padrão Fifa, como está na moda falar.

As instalações do Sindicato também vão nessa mesma linha: sempre o que há de melhor para o trabalhador.

E os benefícios também se estendem à saúde, como um suporte dentário de primeira. Quem já usou o serviço odontológico do sindicato, ou nas equipes que vão às empresas, com os veículos próprios do SINDEEPRES, sabe do que estou falando. É coisa de primeira linha, e muito honra nossa gestão poder oferecer.

Sem falar nas atividades esportivas e culturais.

E o que tem isso a ver com o que chamo de novo sindicalismo? Tem tudo a ver, pois hoje o trabalhador não quer uma representação que só cuide dele no ambiente de trabalho. Quer ir além…Quem não entender esses novos sinais dos

tempos não terá condições de sobreviver.

Há casos de sindicatos que nem sede própria têm para oferecer para o trabalhador um serviço digno!

Deixamos claro que um sindicato forte é aquele que tem participação dos trabalhadores – e o SINDEEPRES é muito grato a todos os seus associados.

E que cada conquista é uma nova conquista que comemoramos muito, pois é patrimônio de cada um e cada uma que compõe o SINDEEPRES.

Genival Beserra Leite