Com o intuito de debater a importância da aprovação o Projeto de Lei 4.330, de 2004, que regulamenta a Genival é entrevistado no Jornal da Gazetaterceirização, o presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite, foi entrevistado em sete diferentes meios de comunicação em setembro.

No dia 29 foi publicado artigo do sindicalista na Revista Consultor Jurídico, revista eletrônica especializada em temas jurídicos, que costuma ser apontada como referência de jornalismo jurídico. O artigo destacou especialmente as últimas conquistas do trabalhador terceirizado no estado de São Paulo. “Vamos esquecer o desconhecimento daqueles que apenas dizem que terceirizar é precarizar o trabalho. As lutas do SINDEEPRES nos levaram a conquistas que mostram o contrário. Em uma greve recente, com o apoio do nosso sindicato, os funcionários do Poupatempo pararam por 43 dias e conseguiram, na Justiça, um reajuste de 43%. Em um estudo feito pelo economista Márcio Pochmann para os 20 anos do SINDEEPRES ele registra: ‘Entre 1995 e 2010, o salário médio real dos trabalhadores terceirizados no estado de São Paulo cresceu continuadamente, com o acumulado de 19%. No caso do salário médio

real dos ocupados em todo o Brasil, a variação acumulada entre 1995 e 2010 foi de apenas 4,7%.’ Ou seja, graças à atuação sindical, os terceirizados de São Paulo tiveram um ganho real cinco vezes maior que a média dos trabalhadores do resto do país”, escreveu Genival.

Na TV Gazeta, Genival foi entrevistado pela jornalista Maria Lydia em seu programa de entrevistas. A conversa abordou questões como a falta de entendimento entre os grupos da sociedade sobre o projeto, a posição contrária ao projeto por parte das centrais sindicais e do Ministério Público do Trabalho, a posição do SINDEEPRES favorável à lei, a atual situação do trabalhador terceirizado em relação aos direitos trabalhistas e a liberação da terceirização na atividade meio e fim colocada pelo projeto. Na entrevista, Genival afirmou que a aprovação da lei é necessária para evitar abusos por parte das empresas e proporcionar maior respaldo jurídico aos empregados. Falou também do temor das centrais sindicais de perder a representação sindical de algumas categorias e que a preocupação do MPT é por parte dos trabalhadores Genival é entrevistado no Jornal da Gazeta da tomadora de serviços em perder seus empregos para trabalhadores terceirizados “o que não acredito, pois a terceirização já está limitada e não crescerá”.

No dia 18, a TV Câmara, o Jornal da Câmara e a Agência Câmara, e, no dia 19, a Rádio Nacional de Brasília, repercutiram a participação de Genival na audiência pública na Câmara dos Deputados que discutiu o PL 4.330. Na oportunidade, o sindicalista pediu aos deputados que analisem o projeto com muita atenção.

Na edição do dia 2 da Folha de S. Paulo, o presidente do SINDEEPRES destacou o polêmico artigo 10 do projeto de lei, já extinto, que mudava a representação sindical dos terceirizados. “Está sendo feita uma reforma sindical sem debate, sem que o trabalhador tenha conhecimento de que esse projeto, se aprovado, de fato acarretará em sua vida e na de sua família”, ressaltou Genival.