Reunião do conselho realizada em agosto no RioA participação de trabalhadores nos Conselhos do Sesi, Senai, Sesc e Senac, que fazem parte do Sistema S, é “um passo importante para as representações sindicais e um avanço para a inclusão dos trabalhadores nas decisões, além de contribuir muito na qualidade dos serviços e na implantação de projetos de interesse social”. A afirmação é do presidente do Sindeepres, Genival Beserra Leite, que tomou posse como membro do Conselho Nacional do Senac no dia 28 de abril de 2011, na Estância Ecológica Sesc Pantanal, na Reunião Ordinária dos Conselhos Nacionais do Sesc e Senac.

No último dia 19 de agosto, Beserra participou da segunda reunião dos Conselhos, no Rio de Janeiro, cujo objetivo é a apresentação das propostas de todas as entidades para melhorar o atendimento, analisá-las e colocá-las em votação.

Para Beserra é uma experiência nova, mais uma conquista importante para o sindicalismo brasileiro. “Essa foi uma luta de que participei ativamente durante muito tempo, juntamente com alguns companheiros da UGT. Havia em Brasília uma rejeição muito grande por parte das entidades empresariais de que houvesse a participação dos representantes sindicais nos conselhos do Sistema S. Porém, a grande vitória veio com um decreto assinado pelo ex-presidente Lula que garante essa articulação do movimento sindical”, explica.

O Sistema S é formado pelas instituições do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Social de Aprendizagem Comercial (Senac), que seguem orientações de entidades empresariais da indústria, do comércio, do transporte e da agricultura, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).