Genival Beserra Leite - PresidenteA história do sindicalismo brasileiro nasce em meio ao processo de transformação de nossa economia, cujo centro era a vida agrária (majoritariamente a produção de café). Também é fruto da substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado.

Nos últimos 19 anos a história do sindicalismo no Brasil não mudou muito. Neste período foram muitos planos econômicos. Nossa economia ainda é basicamente exportadora de commodities (no lugar do café é o minério de ferro e soja). Ainda, infelizmente, temos muitos trabalhadores vivendo no sistema de escravidão. E isso em cidades ricas, como São Paulo – um exemplo são as condições de trabalho de imigrantes na indústria têxtil.

Contudo, o sindicalismo também aprendeu a buscar seu espaço na sociedade. E este espaço não se limitou ao universo das lutas tradicionais (campanha salarial, fiscalização do trabalho, etc.). O Brasil, entre poucos países, teve um sindicalista à frente da nação – o caso do ex-presidente Lula.

A história do Sindeepres também registra muitas lutas e muitas conquistas. Há 19 anos o mercado de trabalho no Brasil já utilizava o trabalho terceirizado, mas o sistema de proteção a este mercado novo e global não tinha um arcabouço legal para esta nova forma de contratação. Daí surge o Sindeepres para lutar pelos trabalhadores. Inicialmente, essa luta começou com dois trabalhadores, depois 10, depois mil e hoje temos 160 mil Associados e representamos mais de meio milhão de trabalhadores. Em matéria especial nesta edição mostramos detalhadamente nossa estrutura atual e os avanços.

Nestas tantas lutas, muitas conquistas são emblemáticas. Entre elas destacamos as convenções trabalhistas para os terceirizados. O crescente respeito a estes trabalhadores. O reconhecimento da economia pela importância desse mercado. E em todas essas lutas o Sindicato esteve presente e foi ator importante na defesa dos trabalhadores.

Como já destacamos em outras oportunidades, o Sindeepres ainda busca que o Brasil tenha uma lei definitiva para o setor. E como todo brasileiro, o Sindeepres não desiste nunca!

Mas é hora de comemorar e de agradecer a todos os Associados da Entidade e a Deus.
Parabéns a todos nós!!!

Genival Beserra Leite