tvsindeepres50O ator e palhaço do grupo Doutores da Alegria Heraldo Firmino foi o convidado do Sindeepres Entrevista da última quinta-feira, dia 12.

No programa, o ator destacou a criação do grupo em 1991, por Wellington Nogueira, e sua trajetória em longo de duas décadas. O projetou deu tão certo que em 25 anos realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

Com base em toda essa experiência, a ONG criou há 12 anos a Escola dos Doutores da Alegria, cuja principal iniciativa é o Programa de Formação em Palhaço para Jovens (PFPJ). A iniciativa já formou mais de 150 jovens na arte do palhaço. Entre os requisitos para participação, é preciso ter de 17 a 23 anos e renda familiar de até três salários mínimos. O programa tem uma metodologia única e duração de 3 anos – os dois primeiros com aulas diárias e o terceiro com encontros pontuais e acompanhamento de projetos.

“A ideia de ter uma escola de palhaços onde é possível pesquisá-lo em sua totalidade é uma meta. Trilhar esse caminho trouxe muitas questões, amadurecimento, desenvolvimento, pesquisa e uma grande responsabilidade. Hoje somos um porto seguro onde se pode aprender a linguagem do palhaço com comprometimento artístico, estudar as linguagens das máscaras teatrais, jogo cênico, ator comediante, mágica, música, elaboração de projetos, técnicas circenses e outras disciplinas que visam a instrumentalizar o aluno para que ele faça suas conexões”, explica Heraldo Firmino, que é coordenador do programa de formação.

O Sindeepres Entrevista é transmitido pela internet no site www.tvsindeepres.org.br e pelo aplicativo da TV Sindeepres na Smart TV Samsung. É composto por três blocos.

video  fotos