Com a união entre os TRABALHADORES e o SINDEEPRES, 18 Consórcios que prestam serviços nas Unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo fecharam, neste mês de outubro, Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) para a melhoria nos benefícios dos trabalhadores terceirizados (vale-refeição e cesta básica/vale-alimentação).

Na terça-feira (02), os Consórcios dos Poupatempo de Piracicaba, Tatuí, Botucatu e Cidade Ademar (capital paulistana) liderados pela empresa B2BR, fecharam acordos coletivos com o SINDEEPRES para a majoração de benefícios (VA e VR), quando fixou o valor do VA (cesta básica/vale-alimentação) em R$ 63,00 / mês, e o do VR (vale-refeição) em R$ 8,00 / dia trabalhado, com exceção da Unidade Cidade Ademar, que teve o valor do VA (cesta básica/vale-alimentação) majorado para R$ 63,00 / mês, e, em relação ao VR (vale-refeição) foi este fixado em R$ 9,00 / dia trabalhado, valor diferenciado por estar aquela Unidade do Poupatempo situada em São Paulo (capital).

Em seguida, na sexta-feira (05), o Consórcio Caraguatatuba Poupatempo, que é liderado pela empresa Mazzini, firmou acordo coletivo com o SINDEEPRES; o instrumento coletivo reajustou o VA (cesta básica/vale-alimentação) para R$ 63,00 / mês e o VR (vale-refeição) para R$ 8,00 / dia trabalhado.

Na quarta-feira (10) foi a vez dos Consórcios dos Poupatempo de Araraquara e São Carlos (liderados pela Socicam); Franca, Presidente Prudente e Rio Claro (liderados pela Tejofran); Taubaté, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Osasco, São José do Rio Preto e Bauru (liderados pela empresa TB Serviços) fecharem acordos coletivos com o SINDEPRES, e, de igual forma elevaram o vale-refeição para R$ 8,00 / dia trabalhado, e a cesta básica/vale-alimentação para R$ 63,00 / mês.

Na quinta-feira (11), o Consórcio Poupatempo Marília firmou acordo coletivo com o Sindicato para reajustar os benefícios (VA e VR), oportunidade em que a cesta básica/vale-alimentação (VA) teve estabelecido o seu valor em R$ 63,00 / mês, e o vale-refeição (VR) em R$ 8,00 / dia trabalhado.

Ainda, no mesmo dia 11 (quinta-feira), o Consórcio Araçatuba Poupatempo, liderado pela empresa Terracom, fechou acordo coletivo com o Sindicato, e, pelo instrumento coletivo reajustaram-se os valores dos benefícios cesta básica/vale-alimentação e vale-refeição. O VA (cesta básica/vale-alimentação) passou a ser de R$ 63,00 / mês e o vale-refeição (VR) de R$ 8,00 / dia trabalhado.

Os benefícios são retroativos ao dia 01/09/2012, devendo ser pagos pelos Consórcios (empregadores) na folha de pagamento do mês de outubro de 2012.

Essas negociações para melhoria de condições para os trabalhadores representados pelo SINDEEPRES estavam ocorrendo desde o mês de julho deste ano, e alguns consórcios, que lideram Poupatempo em outras regiões do estado de São Paulo, apresentaram propostas aquém de um valor mínimo razoável e digno para os benefícios (cesta básica/vale-alimentação e vale-refeição) sob negociação. O SINDEEPRES, exaustivamente, negociou com os Consórcios para a conquista de melhoria dos benefícios.

Daqui para diante as tratativas com o patronato continuarão, todavia, objetivando como coroamento dessas negociações o fechamento de uma Convenção Coletiva de Trabalho (2013), específica para o setor de prestação de serviços para as Unidades dos Poupatempo.

O Sindicato e os Trabalhadores continuam na luta para obter melhorias nos benefícios dos obreiros que prestam serviços nas unidades dos Poupatempo em Guarulhos, São Bernardo do Campo, Campinas (Centro), São José dos Campos, Santo Amaro, Itaquera e Luz.

Até o encerramento desta matéria, por resistência oferecida pela empresa Alternativa Serviços e Terceirização em Geral Ltda., a qual é prestadora de serviços na unidade Poupatempo Campinas (Shopping) não se conseguiu fechar um acordo coletivo de trabalho para beneficiar os cerca de 140 trabalhadores que naquela unidade do Poupatempo.

A luta do Sindicato e dos seus representados continuará, até que todos os trabalhadores do segmento (Poupatempo) sejam brindados com o respeito, a valorização e a dignidade das quais são merecedores.