renatoribeiro4O Sindeepres Entrevista conversou com o ator e palhaço Renato Ribeiro, integrante da Trupe DuNavô. O grupo de teatro nasceu em abril de 2010 dentro do Programa de Formação de Palhaços para Jovens (PFPJ) dos Doutores da Alegria, a fim de aprofundar a linguagem do palhaço, colocando em prática os ensinamentos de aula somados às referências e vontades pessoais.

Treinando cenas clássicas dos mestres palhaços de circo e experimentando cenas autorais, construiu-se o espetáculo É Mesmo uma Palhaçada! Com o tempo, este espetáculo trouxe as seguintes perguntas: o que é o palhaço atualmente? Como essa figura chega ao público que corre para acompanhar a rotina nas grandes cidades? Na busca por respostas, o grupo iniciou intervenções nas ruas comerciais da Grande São Paulo, o que proporcionou novas inquietações e novo fôlego para continuar desbravando o caminho do ser palhaço hoje em dia.

Em 2012, a Trupe DuNavô foi contemplada pelo VAI (Programa de Valorização de Iniciativas culturais de São Paulo) com o projeto Amigos… Colegas… Seres Humanos… Palhaços, o que permite aprofundar um pouco mais sua pesquisa em intervenções urbanas.

Em 2013, recebeu novamente o VAI com o projeto Trupe DuNavô Descortina a Rua, em que ampliou suas investigações em intervenções urbanas e desbravou as ruas de diversos centros comerciais da cidade de São Paulo, firmando novas parcerias e solidificando a pesquisa de rua, que vem sendo o mote principal de seus trabalhos.

Assim, a Trupe DuNavô tem como objetivo difundir sua pesquisa para além do estereótipo coletivo do palhaço bonitinho e ingênuo, que brinca em qualquer lugar, a qualquer hora e de várias formas. Palhaços novos, brincadeiras velhas, gags antigas e as mesmas costumeiras gargalhadas.

A Trupe DuNavô é formada pelos atores/palhaços Renato Ribeiro, Gislaine Pereira e Gabi Zanola.

O Sindeepres Entrevista é transmitido pela internet no site www.tvsindeepres.org.br e pelo aplicativo da TV Sindeepres na Smart TV Samsung. É composto por três blocos.

 

video  fotos