Thiago Fernandes

O diretor-adjunto do Instituto Confúcio na Unesp, Thiago Fernandes, foi o convidado do Sindeepres Entrevista dessa última quinta-feira, dia 18 de fevereiro. O programa destacou a importância de se aprender o mandarim, idioma oficial da China, e o crescimento da procura por cursos dessa língua.

Fernandes explicou que as inscrições para as turmas do primeiro semestre de 2016 do curso de língua chinesa estão abertas até o dia 29 de fevereiro para o público em geral e fala das vagas gratuitas que o Instituto Confúcio oferece para estudantes da rede pública estadual e municipal da cidade de São Paulo, além das aulas grátis para os alunos dos CEUs Meninos no Ipiranga e no Jabaquara.

Outros assuntos abordados foram o perfil dos estudantes; a estrutura do curso; a formação dos professores, todos de origem chinesa; o programa de intercâmbio e bolsas para estudar na China; a aplicação do Exame de Proficiência em Língua Chinesa (HSK) e o Exame de Proficiência Oral em Língua Chinesa (HSKK); e as atividades culturais que a instituição realiza, como as comemorações do Ano Novo Chinês e do Dia do Instituto Confúcio, além de seminários, congressos, exposições e apresentações de grupos de arte chinesa de teatro, dança, música etc., assim como a publicação de livros e revistas relacionados à cultura chinesa.

O Instituto Confúcio na Unesp é fruto da parceira entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Hubei, na China. Sua principal missão, além de garantir a qualidade do ensino, é promover o fortalecimento cultural e acadêmico entre o Brasil e a China. O ICUNESP foi o primeiro a ser instalado no Brasil, em 2009, e recebeu duas vezes o prêmio de Instituto Confúcio do ano. Já atendeu mais de 6 mil pessoas, entre alunos da Unesp, estudantes do ensino básico e fundamental das escolas públicas e membros da comunidade nas 13 cidades do estado de São Paulo onde atua – a Capital e 12 das cidades do interior nas quais a Unesp mantém unidades de ensino (Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Ilha Solteira, Jaboticabal, Jacareí, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e São José dos Campos). Também mantém convênios com outras universidades, com prefeituras e com instituições do estado de São Paulo.

O Sindeepres Entrevista é transmitido pela internet no site www.tvsindeepres.org.br e pelo aplicativo da TV Sindeepres na Smart TV Samsung. É composto por três blocos. 

video  fotos