lucilleNa proposta de Reforma Trabalhista apresentada pelo Governo Federal trás uma série de mudanças visando atualizações da nossa legislação e estimular a geração de vagas. Uma parte dessa medida provisória é destinada ao Trabalho Temporário, entre algumas propostas, está o aumento do prazo de contratação de 90 dias para 120 dias com a possibilidade de prorrogação por mais 120 dias.

“A extensão dos contratos temporários cria uma perspectiva de melhora no mercado de trabalho”, afirma o Presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite. “É mais tempo para mostrar o potencial e receber! Aumentam também as chances de efetivação, já que a economia começa a dar sinais de melhora!”, conclui Genival.

“Eu acho muito bom. De todo jeito a pessoa está trabalhando!”, afirma a Aprendiz Administrativa, Jhenifer Manhas. Os trabalhadores temporários também passam a ter os mesmos direitos relativos aos profissionais fixos. “Ele tem uma influência a mais! Dá um gosto a mais de trabalhar sabendo que os benefícios são os mesmos”, afirma Breno Cassão.

Para o Controlador de Acesso, Ancelmo Paciência, essa equiparação de direitos pode diminuir qualquer diferenciação no ambiente de trabalho. “No meu caso, nunca senti preconceito algum”, afirma.

A Operadora, Lucille de A. Santos (foto) também vê vantagens. “É muito importante que todos tenham os mesmos direitos”, avalia. “Já que as atividades desenvolvidas são as mesmas, o trabalhador temporário e até mesmo o terceirizado tem que ser equiparado ao colaborador efetivo”, completa o Supervisor, Aftonio Ulisses Junior.

Outro item é a obrigação das empresas de Trabalho Temporário em fornecer comprovante da regularidade e fornecer ao contratante os comprovantes das obrigações sociais, como FGTS, INSS e certidão negativa dos débitos. “Isso fará com que o trabalhador fique ainda mais resguardado”, lembra Genival. “E caso o trabalhador temporário seja lesado, é só ele fazer a denúncia aqui no SINDEEPRES”, conclui.