Sindicato de resultadosEstamos prestes a finalizar 2013. No retrovisor do ano, podemos olhar que muitas coisas ocorreram neste ano. Ao se iniciar este pequeno balanço, podemos dizer, com toda força e coragem, que, mais uma vez, o Sindicato saiu-se vencedor, com ele todas as trabalhadoras e trabalhadores.

 

Iniciamos 2013 com um clima pesado de greve. Foram 43 dias de luta. O governo do estado e as empresas acharam que os companheiros iriam se desmotivar, que não levariam a mobilização até o final. Mas a luta foi grande e os heróis foram os trabalhadores.

 

Com uma vitória incontestável no final. Final feliz com um aumento de 43%. Um aumento nunca antes visto na história deste país.

 

Mas o ano teve também os grandes embates sobre a regulamentação da terceirização. O SINDEEPRES lutou, praticamente, sozinho com uma estrutura

pesada de lobistas sindicais, que, pasme, queriam o fim da terceirização.

 

Era o fim do emprego de 12 milhões de trabalhadores e cerca de 40 milhões de brasileiros atingidos. Uma tsunami…

 

Mas o SINDEEPRES fez evento em Brasília, participou de inúmeras reuniões e debates. Além de enfrentar a imprensa contra a terceirização, vinda de estruturas velhas de sindicalismo, onde prevalece não o interesse do trabalhador, mas a manutenção de privilégios e de espaço de cooptação.

 

Mas a luta não está ganha, ainda temos muito que conquistar. Mas já é uma vitória para o SINDEEPRES barrar vários artigos lesivos ao trabalhador, como o artigo 10, que só queria juntar todos os sindicatos num só, enfraquecendo a luta.

 

Por isso, 2013 está chegando ao final, com um resultado positivo para a categoria. Fora os benefícios, os grandes eventos, a expansão das subsedes, as colônias, etc…

 

Mas esperarmos mais de 2014. E estamos sempre prontos a lutar. O SINDEEPRES é um sindicato de resultados, pois sua gestão sabe que o trabalhador não pode ficar sem seus direitos. Eé o dever desta gestão defendê-lo sempre.

Genival Beserra Leite
Presidente