III Prêmio CebrasseContemplado no destaque Trabalhador Apoiando o Setor Produtivo pela relevante atuação no que tange à regulamentação do trabalho terceirizado, na segunda-feira (5/12) o presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite, foi homenageado pela Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), organização empresarial sem fins lucrativos do setor de serviços que reúne cerca de 140 entidades – federações, sindicatos, associações, institutos e conselhos de classe – de todo o País.

Na sua terceira edição, o Prêmio Cebrasse tem a finalidade de destacar o desempenho de personalidades, empresas e entidades nas áreas de atividades econômica, política e social que visem à melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

“Esse prêmio representa um grato reconhecimento da luta da classe trabalhadora, e também uma parceria com nossos empresários, porque, sem eles, não teríamos trabalhadores”, agradeceu Genival ao se referir aos esforços do SINDEEPRES para que as discussões sobre a aprovação de uma lei que regulamente a terceirização avancem. “Creio que em 2014 nós vamos efetivar a regulamentação. Para isso, vamos lançar em janeiro, em nível nacional, uma frente de defesa dos trabalhadores terceirizados”, destacou.

“O SINDEEPRES, especificamente, é uma entidade muita parceira do setor de serviços. Além de lutar em prol dos trabalhadores, pensa no setor produtivo como um todo, o que contribui muito para a discussão sobre a regulamentação da terceirização. O Genival entende que não há uma divisão entre capital e trabalho, e sim um setor em que, se tudo for bem, tanto o trabalhador como o empresário obviamente seguem em frente”, destacou o presidente nacional da Cebrasse, Paulo Lofreta, ao parabenizar o Sindicato.

Outras autoridades homenageadas

III Prêmio CebrasseO presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, foi homenageado pelo III Prêmio Cebrasse no destaque Empreendedor a Serviço do País. No discurso de agradecimento, ele destacou a relevante participação da terceirização no setor de serviços e a importância de uma lei que o regulamente. “Precisamos de regras claras para a terceirização. Para isso, o projeto de lei tramitando no Congresso precisa ser aprovado.”

Com relação à atuação parlamentar, o Prêmio Cebrasse levou em consideração a ação legislativa para se regulamentar o serviço terceirizado por meio do Projeto de Lei 4330/2004. Assim, no destaque Apoio ao Setor Produtivo, as autoridades do Poder Legislativo homenageadas foram a deputada federal Maria Auxiliadora (DEM/TO), o deputado federal Guilherme Campos (PSD/SP), o deputado federal Silvio Costa (PSC/PE), o deputado federal Otávio Leite (PSDB/RJ), o deputado federal Arthur Maia (SDD/BA) e o vereador Ricardo Nunes (PMDB/SP).

“Eu digo aos senhores que ainda não foi possível aprovar o Projeto de Lei 4330, mas tenho certeza de que nósIII Prêmio Cebrasse avançamos muito nesta legislatura. Estamos no rumo certo para aprová-lo na Câmara. E temos que ter senadores com estatura para que o projeto possa andar. Tenho certeza de que esta reunião de pessoas influenciará, e muito, decisões importantes, que vão melhorar a vida de todo o Brasil”, disse o deputado Arthur Maia ao receber o prêmio.

No destaque Valorização da Cidadania os homenageados foram a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB/SP) e o senador Eduardo Suplicy (PT/SP). Na categoria Estímulo ao Setor de Serviços – Defesa da Terceirização, a premiação foi para o deputado federal Laércio Oliveira (SDD/SE) e para os senadores Eunício Oliveira (PMDB/CE) e Romero Jucá (PMDB/RR).

“A Cebrasse tem efetivado a união do setor de serviços”, disse o deputado Laércio Oliveira. “Mas não bastaIII Prêmio Cebrasse apenas os índices do PIB. Precisamos produzir ideias e ações proativas em defesa do setor de serviços para que este país se renove em várias áreas: trabalhista, infraestrutura, investimento e subsídios”, ressaltou.

O presidente do Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo), Vander Morales, foi o destaque de Empreendedor do Setor de Serviços. Ao agradecer a homenagem, ele disse que a legislação tributária rigorosa e a falta de uma lei que proteja o segmento da terceirização são os entraves que prejudicam o crescimento do setor de serviços. “Esta diversidade de sindicatos, associações e entidades representativas do setor de terceirização e trabalho temporário reunidos aqui mostra a força do setor. É um setor que ainda está se organizando e que tem muito para crescer e gerar mais emprego formal. Precisamos dotar esse setor de melhores condições de crescimento”, afirmou.

A entrega do III Prêmio Cebrasse ocorreu na unidade do Iate Clube de Santos em Higienópolis, na Capital. Cerca de 300 convidados, entre autoridades, associados, parceiros da entidade, prestigiaram o evento.