Após três meses de intensa negociação entre a Comissão de Fábrica, o SINDEEPRES e a Schnellecke, empresa queSchnellecke opera o setor de logística da Volkswagen na cidade São Carlos, cerca de 220 trabalhadores terceirizados conseguiram no último dia 25 de julho uma importante vitória no resultado referente à proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para o exercício de 2014, com o comprometimento da empresa de que, para o exercício de 2015, será atingida a isonomia tão buscada pelos trabalhadores de São Carlos em relação à planta de Taubaté.

Foram negociadas, ainda, estabilidade contra demissões imotivadas pelo prazo de 60 dias e nenhum desconto das horas não trabalhadas desde o início do movimento grevista.

Para o presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite, o sucesso do movimento – e, consequentemente, o sucesso da negociação – só foi possível pela união total dos trabalhadores, que assim demonstraram a força da categoria que se mantém unida. “A PLR motiva os trabalhadores, melhora a renda e reforça o comprometimento dos trabalhadores com as metas da empresa”, disse o dirigente.

As reuniões relativas à PLR exercício 2014 da planta de São Carlos começaram em 7 de maio de 2014. Após resistência da empresa em aceitar as inúmeras propostas e contrapropostas apresentadas pela comissão de trabalhadores, no dia 22 de julho foi realizada uma assembleia convocando todos os funcionários para deliberação acerca de parada coletiva da prestação dos serviços.

Após 17 horas de paralisação a empresa sinalizou no sentido de que pagaria o valor pretendido pelos trabalhadores, garantindo assim, uma histórica vitória para a categoria