Marcio PochmannO estudo inédito SINDEEPRES: As Relações do Trabalho Terceirizado, do economista e professor Marcio Pochmann, será apresentado em audiência pública no Congresso nesta quarta-feira (3), às 15h

O SINDEEPRES divulga nesta quarta-feira (3), às 15h, a pesquisa inédita SINDEEPRES: As Relações do Trabalho Terceirizado, parte de uma série que teve início em 2006.

A pesquisa traz dados inéditos da terceirização no Brasil. Utiliza dados de fontes oficias, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o SINDEEPRES – Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo.

A pesquisa será divulgada durante o seminário 20 Anos de Terceirização no Brasil, a ser realizado nesta quarta-feira, dia 3, 14h às 18h no Congresso Nacional, em Brasília. O evento é organizado pelo SINDEEPRES e pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados.

Dados inéditos

Na primeira parte, a pesquisa traz um panorama recente das relações de trabalho; a evolução da taxa de desemprego aberto em países selecionados; o índice de evolução da participação dos salários na renda nacional em países selecionados; e a evolução da taxa de sindicalização em países selecionados.

Na segunda parte, mostra a dinâmica das relações de trabalho na terceirização; a evolução do tamanho dos estabelecimentos de terceirização segundo número de empregados; a evolução dos estabelecimentos de terceirização sem empregados; a evolução da taxa de rotatividade dos empregados em estabelecimentos de terceirização; a evolução da taxa de sindicalização dos empregados em empresas de sindicalização; a evolução da taxa de sindicalização dos ocupados no Brasil e em empresas de sindicalização em São Paulo; e a evolução real do salário mínimo nacional, do salário médio dos ocupados brasileiros e dos empregados em empresas de terceirização em São Paulo.

Acesse aqui a pesquisa