Organizado pelo SINDEEPRES e pela Comissão de Legislação Participativa, seminário na próxima quarta (3) tem participação de especialistas.
Seminário Sindeepres em 2012

O estudo inédito
SINDEEPRES: As Relações do Trabalho Terceirizado, do economista e professor Marcio Pochmann, será apresentado no evento.

Também serão lançados no evento o livro
SINDEEPRES 20 Anos: Um Sindicato na História do Brasil e a cartilha Terceirização: Uma Realidade Irreversível.

O SINDEEPRES e a Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados organizam o seminário 20 Anos de Terceirização no Brasil, a ser realizado no dia 3 de abril, das 14h00 às 18h00, no Congresso Nacional, em Brasília.

O evento, que faz parte da agenda de comemorações dos 20 anos do SINDEEPRES, terá duas importantes palestras: 20 Anos de Terceirização no Brasil: Uma Visão Jurídica, do ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto, e 20 Anos de Terceirização no Brasil: Uma Visão Econômica e Social – Desafios e Oportunidades, do economista e professor Marcio Pochmann, cujo estudo inédito SINDEEPRES: As Relações do Trabalho Terceirizado será lançado na ocasião.

Além disso, haverá apresentações de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O encontro reunirá especialistas, legisladores e gestores.

O Brasil tem 8,2 milhões de trabalhadores terceirizados e um milhão de temporários. A terceirização e o serviço temporário são portas de entrada para o primeiro emprego no País. O setor emprega um trabalhador a cada quatro novos postos de trabalho. O Brasil cresceu. A terceirização cresceu com ele! E por se tratar de um fenômeno global da economia e do trabalho que não tem mais volta, ela precisa de uma regulamentação específica.

A criação, em 1992, do SINDEEPRES, o sindicato dos trabalhadores do setor no estado de São Paulo, é um dos fatos marcantes na trajetória da terceirização no Brasil.


Programação
Seminário 20 Anos de Terceirização no Brasil

 
14h00 às 14h30 – Café de boas-vindas e credenciamento

14h30 às 15h00 – Abertura

Lincoln Portela, deputado federal e presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP)

Genival Beserra Leite, presidente do SINDEEPRES

Falas das autoridades presentes


15h00 às 15h30 – 20 Anos de Terceirização no Brasil – Uma Visão Jurídica

Almir Pazzianotto Pinto, advogado. Foi ministro do Trabalho e presidente do Tribunal Superior do Trabalho


15h30 às 16h00
– 20 Anos de Terceirização no Brasil – Uma Visão Econômica e Social – Desafios e Oportunidades e lançamento do estudo inédito SINDEEPRES: As Relações do Trabalho Terceirizado

Marcio Pochmann, economista e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp. Foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e, atualmente, é presidente da Fundação Perseu Abramo


16h00 às 16h30 –
Representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

16h30 às 17h00 – Representante do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST)

17h00 às 17h30- Debate

17h30 às 18h00- Homenagens

18h00 – Encerramento

Lincoln Portela, deputado federal e presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP)

Genival Beserra Leite, presidente do SINDEEPRES

 
Serviço
Seminário 20 Anos de Terceirização no Brasil

Dia: 3 de abril de 2013 (quarta-feira)

Horário: das 14h00 às 18h00

Local: Câmara dos Deputados – Plenário 3 do Anexo II – Brasília – DF

Mais informações: (11) 3113.0567 / 0531

E-mail: comunicacao@sindeepres.org.br