Lar BatistaA educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da capacidade física, moral e intelectual do indivíduo. E ela é capaz de transformar sociedades. Com esse objetivo, há 4 anos, o Sindeepres investe na parceria com o Lar Batista (abrigo, sem fins lucrativos, que presta atendimento a menores de idade), proporcionando atividades educacionais e lúdicas para crianças e adolescentes moradoras do abrigo e da comunidade, em Mogi das Cruzes. Ao todo, mais de mil jovens já foram atendidos pelo projeto.

Com idades entre 6 a 14 anos, crianças e adolescentes participam dos cursos de informática, de balé e de teatro, além de conceitos de cidadania. A aluna Carla Gonçalves, de 14 anos, não perde tempo. Ela aproveita ao máximo o que é ensinado nas aulas e já faz planos para o futuro. “Sou apaixonada por teatro, acho que me apaixonei aqui, no curso. Quando crescer, quero fazer artes cênicas”, enfatizou a estudante. Para Bruna Mariana, de 13 anos, o fato de realizar atividades, sem ser obrigada, rendeu-lhe muito conhecimento. “Eu aperfeiçoei mais as minhas habilidades e tenho conseguido obter melhor desenvolvimento escolar”, ressaltou.

Para a coordenadora e psicóloga do Lar Batista, unidade Mogi das Cruzes, Fabrícia Escobar Quaglia, 60 jovens já ingressaram no mercado de trabalho, depois que participaram das atividades. “Têm muitos rapazes e moças que conseguiram emprego, depois que fizeram curso de informática”, destacou. Um sucesso para esse desenvolvimento, de acordo com a coordernadora, está relacionado a dinâmica que o corpo docente aplica em sala. “Os professores oferecidos pelo Sindeepres, em parceria com o Sindescola, são bem preparados para lidar com os jovens, e eles aprendem de fato o que é ensinado”, enfatizou Fabrícia.

“Investir no jovem é investir no futuro da nação. E essa é mais uma bandeira defendida pelo Sindeepres, principalmente quando tratamos dos menos favorecidos ”, ressaltou o presidente Genival Beserra Leite.