Sindeepres Cidadania em SantosA cidade de Santos, uma das principais subsedes do Sindeepres, com cerca de 10 mil associados, recebeu a última edição do Sindeepres Cidadania, no dia 17 de abril. Mais de três mil participantes foram atraídos até a Praça Mauá pelos serviços oferecidos gratuitamente como: teste vocacional; cadastro para vagas de emprego; emissão de carteira de trabalho; avaliação física; massagem; testes de visão e glicemia; e orientação sobre a saúde bucal.

Foi um dia movimentado com atividades recreativas para as crianças e a apresentação da banda da escola municipal Dr. Fernando Costa. “Mas é só hoje?” perguntavam os que passavam pela praça. Outros ligavam imediatamente para os parentes: “Corre aqui na Praça Mauá que estão cadastrando currículo, rápido!”. Maria José da Conceição saiu de casa apressada depois de receber uma ligação do marido aposentado, Walfredo Dias. Ele passou em frente à tenda dos cadastros de currículos e correu para preencher a ficha da esposa desempregada, em seguida ligou para ela: “Mulher, vem correndo, quem sabe é hoje que sai esse emprego”, avisou o aposentado.

Na ocasião, foram ofertadas duas mil vagas na baixada santista para trabalhos como fiscal de loja, portaria e recepção. “Além de trabalhar em prol dos nossos trabalhadores, não podemos nos esquecer dos que estão em busca de um emprego. Neste período de crise, é fundamental trazer oportunidades para quem está à procura”, explica o presidente do Sindeepres, Genival Beserra.

O evento contou com diversas parcerias, entre elas as da Secretaria Municipal de Esportes e de Educação de Santos e da Secretaria de Empregos e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo. Dentre os que prestigiaram o evento, estavam o secretario Municipal de Governo de Santos, Marcio Lara, e o prefeito da cidade, João Paulo Papa. “Essa ideia de criar oportunidades e capacitar pessoas é o que nos motiva a montar toda essa estrutura de trabalho”, enfatizou Papa.