No dia 8 de novembro, os trabalhadores da ABCD Informática foram surpreendidos ao irem aos bancos ou consultarem por outros meios seus saldos. Era oSINDEEPRES assegura pagamento de salários e verbas rescisórias para trabalhadores da ABCD Informática quinto dia útil do mês e os salários referentes ao mês de outubro não estavam depositados em suas contas bancárias. Assim, no dia 9, os trabalhadores desses postos cruzaram os braços.

Diante da situação, no próprio dia 9 o SINDEEPRES apoiou a postura adotada pelos trabalhadores; convocou as empresas ABCD Informática (prestadora) e Prodesp (tomadora) para uma reunião no mesmo dia na sede do sindicato visando a uma eficaz e imediata solução do problema causado pela empregadora (ABCD Informática); protocolou um pedido de audiência perante o Ministério Público do Trabalho (PRT – 2ª Região).

Na reunião, ficou acordado entre as partes (sindicato, prestadora e tomadora) que a ABCD Informática autorizava que a Prodesp fizesse o pagamento de salários referente ao mês de outubro, vencidos em 8 de novembro, diretamente aos trabalhadores.

A Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região (Ministério Público do Trabalho), sensível ao pedido do SINDEEPRES e à situação dos trabalhadores designou, em caráter de urgência, audiência para o dia 13 de novembro, às 16 horas.

Na audiência foi detalhada a forma como seriam feitos os pagamentos das verbas rescisórias para os trabalhadores da ABCD Informática nos postos do Poupatempo de Itaquera, Luz, Sé e Guarulhos, bem como os pagamentos referentes ao salário de novembro, a primeira parcela do 13º salário e verbas rescisórias para os trabalhadores do Posto do Poupatempo de São Bernardo do Campo.

No dia 3 de dezembro os trabalhadores dos postos de Itaquera, Luz, Sé e Guarulhos receberam suas verbas rescisórias. Já os do posto de São Bernardo do Campo receberam no dia 30 de novembro a primeira parcela do 13º salário; no dia 6 de dezembro o salário referente ao mês de novembro. Até o dia 2 de janeiro de 2013 serão pagas as verbas rescisórias.

Após os pagamentos das verbas rescisórias foram feitas as homologações dos contratos de emprego perante o SINDEEPRES, dando assim aos trabalhadores a possibilidade de acessarem suas contas vinculadas do FGTS, bem como, para aqueles que necessitarem do benefício previdenciário, se habilitar ao recebimento do seguro desemprego.

Desta maneira, uma vez mais o SINDEEPRES não permitiu que qualquer direito laboral fosse suprimido de seus representados, cumprindo assim, fielmente, o seu papel institucional.

ABCD Informática

A empresa ABCD Informática mantinha contratos de prestação de serviços com a Prodesp, disponibilizando cerca de 820 trabalhadores para o atendimento da demanda nas unidades do Poupatempo da Capital e da Grande São Paulo (Itaquera, Luz e Sé; Guarulhos e São Bernardo do Campo).