O Sindeepres foi o primeiro sindicato de trabalhadores visitado pelo novo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo, Marcos Cintra, em 27 de janeiro. As instalações físicas e os serviços prestados causaram admiração. “Estou impressionado com a assistência ao sindicalizado, o bom relacionamento com o sindicato patronal e a luta pelos trabalhadores”, declarou.
Além de conhecer a sede do Sindicato, Cintra se reuniu com o presidente do Sindeepres, Genival Beserra Leite, para falar da importância do trabalhador terceirizado para a economia brasileira diante da crise global.
“A crise é séria, mas o impacto no Brasil será menos profundo do que aparenta, e não do jeito que se tem noticiado”, acredita o secretário, que também é economista e vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas. Para Genival, há um oportunismo por parte das empresas. “As empresas aproveitam a crise global para demitir. Já estava programado antes de tudo isso acontecer.”
Plano para o futuro
Durante a visita, Cintra propôs a realização de um seminário sobre trabalho e emprego em parceria com o Sindeepres. Na opinião do secretário, “a terceirização precisa ser regulamentada”, uma vez que ganhou o reconhecimento e o respeito de autoridades como o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), economista Márcio Pochmann, que antes não aceitava essa modalidade de contratação. “Uma conquista do presidente Genival Beserra.”
O secretário do Trabalho prometeu ainda: “vou trazer o prefeito Gilberto Kassab. Ele vai gostar do que encontrará no Sindeepres“.
O gerente executivo, José Antônio Franzzola, e a advogada do Sindeprestem, Joelma de Matos Dantas, também acompanharam o encontro.