Os desafios para os próximos anosChegar aos 20 anos de existência não é um feito qualquer. Ao longo dos últimos informativos temos feito o registro disso. Temos recuperado nossa história, olhado para nossas realizações até aqui.

Todas as nossas conquistas – desde a compra de um imóvel para uma nova subsede à inauguração de uma nova colônia de férias, passando por negociações por aumento de salário – foram difíceis no dia a dia. Exigiram muita luta.

Mas neste momento de pensar os 20 anos também é preciso olhar para frente. O mercado de trabalho está em mutação. A cada dia uma nova tecnologia transforma o trabalho e cria oportunidades, ou acaba com estruturas existentes. Quanta gente a “máquina” já não “exterminou”, tirando postos de trabalho?

Sabemos que o mesmo homem que cria a máquina também cria muitas oportunidades. Quantos empregos a internet já gerou? Hoje todo mundo, ou quase, navega nas ondas dessa grande revolução tecnológica e cultural.

Esse registro dá uma dimensão do desafio que será continuar a vida sindical de agora em diante. Como negociar com trabalhadores que estão numa mesma empresa, mas em países diferentes? Com leis diferentes? Com idades diferentes?

Outro desafio será tornar ágeis as leis do Trabalho. Um exemplo clássico é a própria terceirização: é uma prática mais que universal, amplamente utilizada no Brasil, mas que ainda não tem regulamentação específica no país. Será que no mundo que se apresenta os países poderão recusar postos por não serem ágeis na regulamentação de novas práticas de trabalho?

Os desafios não param nisso. Será necessário se aproximar cada dia mais sindicalizados e sindicalistas. Um sindicato não poderá desenvolver seu trabalho se não der estrutura para que seu representado tenha acesso a benefícios.

O SINDEEPRES faz essa reflexão, mas a faz com alegria, pois já tem como foco trabalhar sempre inovando e levando o melhor para seu representando. Nossa meta foi sempre olhar para frente e antecipar os movimentos que estão à nossa porta.

Que venham os próximos 20 anos!

Genival Beserra Leite