José VicenteJosé Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, foi o convidado do Sindeepres Entrevista da quinta-feira, dia 14 de janeiro de 2016.

O programa tratou de temas relacionados à população negra no Brasil, como a fundação da única faculdade para negros do país, políticas públicas, cultura, educação e violência. José Vicente fala também sobre o que mudou de fato após 320 anos da morte do Zumbi dos Palmares e 127 da abolição da escravatura.

O reitor abordou assuntos polêmicos que envolvem as conquistas do povo negro e a valorização de sua identidade, tais como as cotas raciais nas universidades e nos concursos públicos. Chamou a atenção das autoridades para o grau de violência contra os homens, as mulheres, os jovens e as crianças negras em função do racismo, do preconceito e da injúria racial e falou da redução da maioridade penal.

José Vicente é doutor em Educação e mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba e bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos. Atua como advogado. É fundador e presidente do Instituto Afro-brasileiro de Ensino Superior, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e fundador e presidente da Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural.

O Sindeepres Entrevista é transmitido pela internet no site www.tvsindeepres.org.br e pelo aplicativo da TV Sindeepres na Smart TV Samsung. É composto por três blocos.

José Vicente  José Vicente