HenriA declaração do Imposto de Renda 2016 deverá ser entregue no período entre o dia 1º de março até o dia 29 de abril. Este ano a Receita Federal espera receber 27,8 milhões de declarações (em 2015 foram 25,8 milhões).

Para falar sobre esse tema o Sindeepres Entrevista convidou o consultor jurídico do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Henri Romani Paganini.

No programa, Henri esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto, como, por exemplo, qual a punição e quais os valores mínimo e máximo da multa para quem entrega a declaração fora do prazo e, para os contribuintes casados, qual a diferença entre fazer a declaração conjunta e separada. Além disso, orientou sobre como pedir isenção do IR em caso de doença grave e sobre a venda e a compra de imóveis e veículos.

Paganini, que é consultor jurídico do Sindcont-SP para assuntos tributários desde 2006, é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pós-graduado em Direito Tributário e é também técnico em Contabilidade.

O Sindeepres Entrevista é transmitido pela internet no site www.tvsindeepres.org.br e pelo aplicativo da TV Sindeepres na Smart TV Samsung. É composto por três blocos.

video   fotos