Reunião foi solicitada pelo SINDEEPRES e terá representantes do governo (Prodesp) e da empresa empregadora (Consórcio LapaAto Poupatempo Lapa Poupatempo)

Há nove dias parados, os trabalhadores terceirizados do Poupatempo/Lapa participarão de uma reunião de mediação hoje (19), às 16h, no Ministério do Trabalho. Convocada peloSINDEEPRES, a reunião contará com representantes do governo (Prodesp) e da empresa empregadora (Consórcio Lapa Poupatempo).

Um grande ato no centro de São Paulo será realizado hoje pelos trabalhadores. A concentração será a partir das 12h, no Pátio do Colégio, localizado em frente à sede do sindicato.

Os trabalhadores  seguirão até o Poupatempo da Sé e a Prodesp, na Rua Boa Vista, onde farão ato na entrada dos prédios.

SINDEEPRES – sindicato que representa a categoria – protesta por melhores condições de trabalho e de salário. A empresa até este momento não fez nenhuma proposta para equiparar o salário da unidade Lapa aos outros Poupatempo no estado.

O Sindicato alerta para possível paralisação de outras unidades em solidariedade à unidade da Lapa.

O movimento, que conta com 95% de adesão, cobra equiparação salarial com as outras unidades. Os trabalhadores terceirizados do Poupatempo/Lapa ganham os menores salários do estado (entre os 31 Poupatempos).

O Consórcio Lapa Poupatempo (empresa empregadora) se nega a oferecer um salário digno e compatível com as outras unidades do Poupatempo. E até agora não fez nenhuma proposta justa para os trabalhadores. A situação é vergonhosa, segundo o presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite.

“O trabalhador que está empregado numa unidade do Poupatempo na capital recebe menos do que o que está no interior do estado. É vergonhoso para o poder público e para a empresa empregadora”, protesta Genival, que ainda lembra que o governo não pode permitir essa discrepância.

O consórcio até agora ofereceu apenas R$ 47,00 de aumento, segundo ata de reunião ocorrida ontem.

Paralisação

A greve teve início na segunda-feira (10/12). A unidade, na Zona Oeste de São Paulo, tem capacidade para até 10 mil atendimentos diários. Atende moradores de Pinheiros, Barra Funda, Freguesia do Ó, Jaraguá, Jaguaré, Lapa, Limão, Perdizes, Pirituba, São Domingos e Vila Leopoldina.

A greve foi decidida na última quarta-feira (5/12) pela categoria em assembleia geral, que deliberou pela paralisação dos serviços por tempo indeterminado, com início à zero hora de segunda-feira, dia 10.

Os trabalhadores, que hoje têm salário de R$ 655,40, lutam por um piso de R$ 953,52.

SINDEEPRES e os trabalhadores terceirizados do Poupatempo/Lapa pedem a compreensão da população, pois a empresa não deu alternativa aos seus empregados.

SINDEEPRES

Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo – é uma entidade sindical de representação de classe profissional fundada em 31 de agosto de 1992.

Informações à imprensa

Cleide Gonçalves – (11) 9 9711-3300