Genival Beserra Leite - PresidenteA cada ano, e aos poucos, sentimos o quanto os setores de Terceirização e Trabalho Temporário estão crescendo e como as condições de trabalho dos profissionais que atuam na área também têm melhorado. As próprias empresas já reconhecem que esta é uma atividade cujo crescimento é irreversível.

Somos o quarto maior mercado para o Trabalho Temporário no mundo. Registramos mais de 870 mil pessoas trabalhando, diariamente, e gerando um faturamento para o setor acima de R$ 19 bilhões ao ano, sendo a metade desse montante utlizada no pagamento de salários. Na Terceirização somos, no País, oito milhões de trabalhadores, representando 22% do total dos que têm carteira assinada, e geramos aproximadamente R$ 43 bilhões por ano, sendo quase R$ 20 bi pagos em remuneração.

Tendo em vista esta prosperidade do setor, não podemos deixar de enaltecer as conquistas dos trabalhadores, principalmente durante os últimos anos em que o Sindeepres atuou em defesa de seus representados. Em 31 agosto, o Sindicato comemora 18 anos de existência e, embora esteja atingindo sua maioridade, possui desde o seu primeiro ano de fundação a grande responsabilidade de representar os trabalhadores terceirizados e temporários do Estado de São Paulo.

Sabemos que lutar por melhores condições de trabalho é um caminho longo e árduo, mas estamos andando na direção certa. Um grande exemplo dessas conquistas está na Convenção Coletiva – 2010/2011 – que garantiu, em decisão inédita, a obrigatoriedade da cesta básica e do vale-alimentação a todos os trabalhadores da categoria.

Muito já foi conquistado e muitas lutas foram travadas contra abusos de empresas, até mesmo tentativas de criação de sindicatos com a nossa representação. Quanto a isso, são apenas pedras no caminho e com as quais iremos construir um castelo ao final da história, pois sabemos o quanto nossa luta está trazendo resultados e o quanto ainda é preciso melhorar. A você, querido associado, os meus sinceros agradecimentos pela contribuição com o sucesso do nosso Sindicato!

Genival Beserra Leite