O pagamento do Programa de Integração Social (PIS) referente ao ano-base 2022 ainda não teve suas datas de início definidas. 

Isso acontece porque devido a um atraso no calendário PIS/PASEP durante a pandemia da Covid-19, houve um aumento na distância entre o ano-base e o período de recebimento para dois anos.

Geralmente, o calendário PIS para o ano seguinte é divulgado no final do mês de dezembro, porém até o momento não foram apresentadas as datas de pagamento do PIS ano-base 2022, muito mesmo o valor das parcelas.

O montante do PIS/PASEP é disposto baseando-se no salário mínimo do ano de pagamento. Consequentemente, o valor do PIS 2024 só será conhecido depois que o governo Lula divulgar o piso salarial de 2024.

É válido destacar que a maior parcela do PIS 2022 será destinada aos trabalhadores que praticam atividades com carteira assinada ao longo dos 12 meses do ano-base.

Regras para receber o PIS

Para que o trabalhador receba o PIS referente ao ano-base 2022, é necessário atender aos seguintes critérios:


Além disso, é importante frisar que os trabalhadores que se enquadrem nos requisitos, fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelo governo para saberem quando poderão receber o PIS referente ao ano-base 2022. 

Dessa forma, os trabalhadores precisam ficar antenados nas atualizações sobre o calendário de pagamentos, que serão disponibilizadas pelas autoridades nos canais oficiais de comunicação.

Fonte: Contábeis – com informações do UOL Economia