Aloísio ToledoO secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Dr. Aloísio de Toledo César, é o entrevistado do Sindeepres Entrevista. Há nove meses à frente da pasta, ele fala da missão da secretaria de promover os direitos humanos e fortalecer a cidadania, oferecendo suporte referencial à população, às ações estratégicas e aos programas do Governo do Estado de São Paulo.

A Secretaria da Justiça coordena no âmbito estadual a aplicação de medidas socioeducativas, a defesa dos direitos do consumidor, o acesso à medicina social e de criminologia, à Justiça, à cidadania e aos direitos humanos. Por meio da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo tem a função de cuidar das questões fundiárias no estado.

Estão a seu cargo ainda as coordenações, os programas e as comissões que cuidam de temas específicos ligados à cidadania no âmbito estadual. Entre eles, o secretário fala sobre o Centro de Referência de Apoio à Vítima (Cravi), o Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas (Provita), o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (Ppcaam), o Fundo Estadual de Defesa de Interesses Difusos (FID) e a Coordenação de Políticas para a Mulher.

Desembargador aposentado, Dr. Aloísio de Toledo César foi coordenador do Tribunal de Justiça na 27ª região administrativa, que abrange Presidente Prudente e mais vinte comarcas da região. Ou seja, aposentou-se, mas continuou no Judiciário, agora destituído da função jurisdicional. Estava no exercício dessa atividade quando foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin para ser o novo secretário da Justiça de São Paulo, cargo que assumiu em janeiro deste ano.

O Sindeepres Entrevista é transmitido pela internet no site www.tvsindeepres.org.br e pelo aplicativo da TV Sindeepres na Smart TV Samsung. É composto por três blocos.

video  fotos