dicasdeempregoDepois de conhecer o mercado de trabalho e mandar seu currículo com uma bela carta de apresentação, você finalmente foi chamado para uma entrevista!

Mas, e agora? Respira fundo, separamos algumas dicas de como se preparar e do que fazer:

Conheça bem a vaga
Antes da entrevista, estude cada característica da vaga proposta. Qual o nível de qualificação, ferramentas e habilidades necessárias e o perfil exigido. O recrutador geralmente percebe quando um candidato chega com apenas conhecimentos genéricos, e por falar nisso…

Estude a empresa
Além de procurar profissionais qualificados, as organizações procuram indivíduos que se identifiquem com os seus ideais. Então pesquise sobre a empresa, seu histórico e sua atividade atual. As redes sociais são ótimas para isso, mas lembre-se que o site institucional é onde estão todas as informações da empresa (como “quem somos”, “no que acreditamos”, “o que fazemos”).

Positividade sempre
Procure sempre terminar suas frases com alguma informação positiva. Parece trabalhoso, mas pratique conversando com amigos e familiares!  Por exemplo, quando o entrevistador perguntar sobre experiência profissional e você não tiver muita, diga algo como “aprendi muito onde trabalhei e quando contratado gostaria de continuar sempre evoluindo”.

Cuidado com as mídias
Em um mundo cada vez mais conectado, as empresas também usam as mídias sociais como recurso de recrutamento. É importante ter coerência em suas redes, até em mídias mais pessoais, como o Facebook. Evite, por exemplo, postagens que possam ser ofensivas para qualquer grupo social.

Fique de olho na pontualidade
Por último e não menos importante, chegar atrasado para a entrevista é um “tiro no pé”, desfaz a boa impressão que passou com o currículo e dificulta o seu processo de seleção. Então, antes do dia da entrevista, confirme o endereço e pesquise os melhores trajetos até ele. Programe-se para sair com antecedência e evitar imprevistos.

Fonte: Recode