A logística é um termo utilizado no setor empresarial para descrever o fluxo eficiente e o armazenamento de bens do ponto de origem ao lugar de consumo. É fortemente aplicada ao transporte, armazenagem, manuseio de materiais e embalagem.
Sem uma logística eficiente, nenhuma empresa conseguiria cumprir prazos nas entregas, teria os seus custos aumentados e perderia tempo e dinheiro com desperdícios, avarias e extravios. Faz parte da logística a cadeia de abastecimento, ou supply chain.
“A cadeia de abastecimento corresponde às práticas de gestão que são necessárias para que todas as empresas agreguem valor”, explica o Coordenador de Operações, Lucas Omizzolo. “Isso envolve fornecedores, produtores, distribuidores e clientes”, completa.
Trabalhando na área desde 2002, Lucas assume que começou ‘meio sem querer’, quando foi designado para cobrir a falta de um funcionário. “Na primeira vez que ouvi esse termo fiquei sem saber o que seria e preferi nem comentar nada”, confidencia Lucas que até então só havia trabalhado com a família no cultivo de uvas.
Flávio José da Silva também não se importava muito com o assunto, quando por meio de amigos, começou a se interessar pela logística. Quinze anos depois, o ex-metalúrgico reconhece que não tinha paciência com o assunto. “Se comentava muito pouco, por isso que nunca me interessava, quando me aprofundei, acabei me encantando!”, confidencia.
Depois dos respectivos contatos, Lucas e Flávio passaram se interessar cada vez mais, o que os levou a se aprofundarem e a buscar ainda mais conhecimento. “Fiz cursos profissionalizantes, técnico em logística e recentemente me formei na universidade”, afirma Lucas. “Fiz faculdade em Logística por 2 anos e pretendo sim fazer alguns cursos específicos”, reconhece Flávio.
A logística é vista como uma das profissões do futuro e um setor de grandes oportunidades. Mesmo sendo uma prática longínqua – na Grécia antiga, o soldado responsável pelo transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos era chamado de logistikas – a oferta por cursos e estudos na área, em si, não têm mais de 40 anos.
“Em todos esses anos atuando, nunca deixei de buscar conhecimento e novas ideias, continuo a participar de cursos, palestras e feiras do setor, sempre que possível”, recomenda Lucas.
Para Lucas, o profissional de logística precisa ser dinâmico, ter uma visão ampla e buscar soluções sempre, pois o hoje se torna obsoleto. “Estar atento a realidade e as necessidades do setor faz toda diferença para o sucesso” completa.
“Ele precisa também conhecer regras de segurança, pois na logística as movimentações de pessoas e equipamentos são muito grandes”, analisa Flávio José. “O prazo de entrega também é uma competência muito importante! A busca por novos clientes faz as grandes empresas investirem em treinamento específico”, finaliza.