Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo.

FILIADO À

  1. Home
  2. »
  3. Jurídico
  4. »
  5. Justiça revoga proibição de terceirização em condomínios

Justiça revoga proibição de terceirização em condomínios

justiceO Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarou inválida cláusula de convenção coletiva celebrada entre Sinconed (Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios de Campinas e Região) e Sindicond, na qual era vedada a contratação de mão de obra terceirizada em condomínios.

A cláusula, em vigor desde maio de 2014, vinha causando grande prejuízo aos condomínios, interferindo na gestão da propriedade e na própria segurança da edificação, restringindo a liberdade de síndicos e moradores na escolha do modelo mais eficiente de contratação de mão de obra para sua realidade, na medida em que proibia a contratação de zelador, vigia, porteiro, jardineiro, faxineiro, auxiliar de serviços gerais, ascensorista, garagista, manobrista e folguista terceirizado.

Tal proibição, questionada judicialmente, colheu decisão do TST, que entendeu a cláusula como inválida, restabelecendo a liberdade de contratação de mão de obra aos condomínios.

“A decisão ainda não é definitiva, mas trata-se de precedente valioso na defesa dos interesses dos condomínios, que voltaram a ter a liberdade de se organizar da forma que entendem ser a mais adequada, e que garante a normalidade aos trabalhos do dia a dia”, diz Rafael Mendes de Lima, consultor jurídico do Secovi em Campinas. 

Fonte: Secovi

SEDE – PRAÇA PADRE MANOEL DA NÓBREGA, 21 – 1º ANDAR – CENTRO – SÃO PAULO – BRASIL