Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo.

FILIADO À

vagasEm tempos de crise, como o atual, a tendência é de que as contratações de temporários sejam ainda mais planejadas para a tomadora de serviços e isso ficou nítido quando, a menos de um mês para o Natal, 17.5 mil vagas ainda estavam disponíveis no mercado.A pesquisa da Fenaserhtt e do Sindeprestem, realizada neste fim de ano, apontou que entre as empresas contratantes, 71% preferem temporários com experiência anterior.

“A crise elevou o índice de pessoas procurando uma oportunidade. Com isso, a concorrência tende a ser sempre maior”, lembra Genival Beserra Leite, Presidente do SINDEEPRES. “Um candidato mais preparado tem mais  chances de se destacar e sair na frente”, acrescenta Genival.

Essa experiência e a busca pelo aperfeiçoamento, segundo a Gerente de Unidade da Gelre, Elisete Rodrigues da Silva, são decisivos na hora de conseguir uma oportunidade. “Não temos o hábito de fazer uma simples leitura. No Japão tem um processo de educação continuada, como em muitos países da Europa”, avalia a profissional que acrescenta que diversas instituições renomadas oferecem cursos gratuitos e a distância.

Além de estudos e da experiência, Elisete afirma também que atualmente as empresas clamam por pessoas que tenham uma versão abrangente, flexibilidade larga, com facilidade de transitar por multifunções e que aceitem desafios.A advogada Alithéia Oliveira alerta que outros fatores, como uma legislação ultrapassada, também impedem que outras vagas sejam ofertadas. “A equivocada interpretação de alguns conceitos acabam por discriminar tais contratações”, avisa.