inclusaopcdsNo último 1º de Maio a pauta da terceirização ganhou as ruas por meio de uma campanha de uma grande central de trabalhadores. O discurso final é que a terceirização deve acabar.

Essa pauta pode ser útil para fazer propaganda e, imagina-se, ganhar holofotes. Mas, pasme, quem perde com ela é o trabalhador. É o trabalhador terceirizado quem perde com essa tentativa de fazer desaparecer seu posto de trabalho, muitas vezes conseguido a duras penas.

O Dia do Trabalho é uma data histórica, que nasceu para fazer valer os direitos dos trabalhadores. Não o contrário. Parece fácil do dia para a noite acabarmos com a terceirização. Mas como ficariam os mais de 8 milhões de trabalhadores e as milhares de famílias que dependem da renda que ela gera?

Com este simples e curto argumento já fica evidente que essa não é uma pauta digna do Dia do Trabalho. O SINDEEPRES tem alertado a sociedade sobre a importância da terceirização. Promove debates e reuniões, publica documentos sérios de autoria de especialistas renomados, organiza paralisações e greves, pois sabe que a melhor forma de mudar a realidade é conhecê-la e cobrar melhorias. Nunca exterminá-la, como se fácil fosse mudar o quadro do trabalho no Brasil e no mundo. Pois a terceirização é, sim, um fenômeno global.

Queira ou não a central que propõe seu fim, a terceirização é irreversível – como mostra a cartilha do SINDEEPRES, com base não em opiniões, mas em dados.

Essa mesma central, em suas comemorações do 1º de Maio, terceirizou a contratação de trabalhadores para a montagem do palco, da luz e da iluminação, dos artistas, dos seguranças, dos músicos, da confecção de banners, de folhetos, da divulgação em veículos de mídia, etc…Ou seja: terceirizou seu evento.

É lógico não se contratar essas estruturas de forma fixa, já que elas são utilizadas só para eventos específicos. O que é não lógico é essa campanha pelo fim de algo que não tem mais fim. E não se levar em conta a vida e a história de trabalhadoras e trabalhadores que são parte do desenvolvimento do País.

É por isso que o SINDEEPRES tem se colocado na linha de frente de defesa da massa de trabalhadores terceirizados. E tem conseguido grandes conquistas em termos de remuneração e de melhor qualidade de trabalho e de vida. Isso, sim, é motivo para se comemorar.

Com luta e não com discurso se faz a história do sindicalismo. O SINDEEPRES é um sindicato de luta.

Genival Beserra Leite
Presidente