Nunca é demais falar da importância do 1º de Maio. Ano após ano o SINDEEPRES comemora esta data com uma grande festa, e com a realização da Corrida do Trabalhador – que já está em sua nona edição, e é destaque deste informativo.
Assim como não deixa esta data passar em branco, o SINDEEPRES também não deixa de registrar, sempre, a importância da luta de cada trabalhador e trabalhadora para que se tenha um presente e um horizonte de conquistas.
De um sindicato quase sem estrutura, há 22 anos, o SINDEEPRES se transformou hoje em um dos maiores das Américas, em número de associados. Essa trajetória também é parte dessas comemorações, da capacidade de oferecer ao trabalhador e sua família não só uma festa, mas um bom atendimento todos os dias.
O que se traduz em ter um departamento jurídico forte, que atenda e defenda as causas de cada associado e representado.De ter um serviço de saúde especial e eficiente, como atendimento odontológico. De ter uma área de colônias de férias com a melhor estrutura disponível. Além de ter na sede e nas subsedes uma estrutura digna, com ambientes confortáveis. Isso ao longo de todos os dias.
O Dia do Trabalhador também é data para se refletir sobre o futuro. O Brasil passa por momentos de baixas expectativas. A economia não consegue crescer o que precisamos, apesar de grandes eventos, como a Copa e a Olimpíada, estarem previstos.
O número de empregos formais ainda tem se mostrado crescente, mas não com a mesma dinâmica de anos anteriores, o que cria crises setoriais, como na indústria automobilística.
Entretanto, mesmo neste ambiente adverso, o Brasil ainda consegue ter bons indicadores, em meio a uma crise mundial de baixo crescimento. Gerar empregos nestas fases é uma tarefa difícil.
Por isso temos que comemorar muito, mas também cobrar novas ações e políticas. Isso é fundamental para que o
ambiente de crescimento volte e com ele volte a esperança de diminuição da desigualdade.
O melhor presente para o trabalhador é o emprego. E emprego decente e justo.
Feliz todo Dia do Trabalho!
Genival Beserra Leite
Presidente