Genival Beserra Leite - PresidenteA presidenta Dilma nomeou o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) para o Ministério do Trabalho e Emprego, pasta que tinha um ministro interino.

O Ministério do Trabalho tem sido um grande apoiador das lutas dos trabalhadores terceirizados e temporários. Dessa forma, este sindicato acha importante ressaltar as passagens por ele do ministro Carlos Lupi e do ministro interino Paulo Roberto Pinto.

Nas gestões de ambos, o SINDEEPRES gozou de amplo acesso ao Ministério na busca pela defesa dos direitos dos trabalhadores. Em reuniões em Brasília ou em eventos do sindicato em São Paulo, os ministros ou representantes seus sempre atenderam nossos convites.

Esse registro é necessário, pois o bom trânsito no Ministério é fundamental para que o representante sindical possa dar vazão às necessidades dos trabalhadores. E um bom atendimento é o começo de tudo. O diálogo é mais que importante: é essencial.

O SINDEEPRES saúda a chegada do novo titular da pasta. Ele traz um sobrenome simbólico, representativo das lutas dos direitos dos trabalhadores. Seu avô, Leonel Brizola, fez história no Brasil por defender e executar importantes políticas públicas de expansão das conquistas dos trabalhadores. Como deputado pelo Rio de Janeiro, Brizola Neto também teve atuação na linha de valorizar as lutas trabalhistas. Agora, como novo ministro, o seu discurso lembra o do avô, por defender um Ministério ágil, transparente e inovador, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a união das centrais sindicais.

O SINDEEPRES deseja todo sucesso para a nova gestão do Ministério. Entende que cada administração tem suas prioridades. Mas espera que o tema da terceirização e do serviço temporário continue a merecer a prioridade que teve nas últimas gestões da pasta.

E se coloca à disposição para ajudar no que for possível para que o Brasil aprove uma regulamentação moderna para a área de terceirização. Que proteja o trabalhador. Que dê garantias para o investimento privado na geração de mais postos de trabalho.

Desejamos mais trabalho e mais emprego a este País ainda tão carente de novas oportunidades.

Genival Beserra Leite
Presidente