torquatoA causa da Terceirização de Serviços é uma das mais importantes para a garantia da empregabilidade no país. Há mais de duas décadas, algumas entidades têm se posicionado na defesa dos serviços terceirizados e do trabalho temporário. Entre elas, destaca-se o SINDEEPRES, cuja articulação junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário tem sido exemplar, merecendo as homenagens da ampla comunidade laboral sob sua égide.

O condutor e líder desse processo tem sido o incansável, esforçado e respeitado Genival Beserra Leite. Trata-se de uma liderança reconhecida pela montagem de uma sólida estrutura de assistência ao contingente abrigado no Sindicato, a partir dos serviços odontológicos. Genival é a liderança principal do país na esfera dos trabalhadores terceirizados e temporários. A entidade laboral que dirige é a maior do Brasil, quiçá da América Latina, empreendimento construído com determinação e equilíbrio. Os avanços que o setor tem obtido se devem à sua obstinação em aperfeiçoar os mecanismos e ferramentas à disposição do setor.

No momento, o desafio do Sindeepres é o de estabelecer o marco regulatório da terceirização e aperfeiçoar a legislação concernente ao trabalho temporário. Nesse sentido, sua presença nas instâncias dos Poderes tem sido constante e crescente face ao promissor futuro que se divisa. Os projetos que tratam da regularização dos serviços terceirizados e da atualização das normas sobre trabalho temporário tramitam no Congresso Nacional, sob o firme controle e o monitoramento do Sindicato e de seu presidente Genival Beserra.

Ao completar 24 anos de vida, com um histórico de vitórias e avanços, o Sindeepres se apresenta como a fortaleza principal dos trabalhadores terceirizados e temporários em nosso país. Merece o nosso reconhecimento e os nossos aplausos.

Gaudêncio Torquato, consultor político, jornalista, professor titular da USP.