Genival Beserra Leite - PresidenteA terceirização atrai trabalhadores com me­lhor qualificação profis­sional e educacional, é o que mostra recente pesquisa encomen­dada e divulgada pelo SINDEEPRES, cujo lançamento fazemos o registro nesta edição.

Organizada pelo professor Marcio Po­chmann, a pesquisa mostra que houve avanço na escolari­dade do trabalhador terceirizado compa­tível com ascensão escolar da população brasileira. Do total, 57% possuem ensino médio e 15% têm ensi­no superior.

Essa melhora se dá, inclusive, nos histórico das famílias, já que o trabalhador atual tem mais escolaridade que seus pais.

Esses dados colocam por terra o argumen­to dos que acham que a terceirização não é uma porta real de em­prego e renda, com me­lhorias para o setor. A melhora ocorre a olhos vistos, mas era neces­sária uma pesquisa sé­ria e técnica para mos­trar os avanços a serem reconhecidos.

O SINDEEPRES tem como uma das priori­dades em sua missão o investimento em edu­cação. Oferece uma gama de oportunida­des de cursos internos, externos e em parce­ria com empresas dos mais variados ramos de ensino. O objetivo é ampliar sempre o leque de opções, que futura­mente deve ganhar um reforço do ensino à dis­tância.

Com o crescimento e o desenvolvimento do Brasil, a tendência é que aumentem as opor­tunidades para quem tem melhor formação. O mercado de trabalho já mostra essa realida­de.

Cabe a cada trabalha­dor e trabalhadora bus­car qualificação, saben­do que tem no sindicato parceria e apoio.

Toda a categoria come­mora os avanços que os dados da pesquisa nos colocam. E também co­nhece os desafios que estão presentes.

Por isso é importante continuar a lutar e a cobrar a regulamenta­cão, pois o setor mostra que está em crescimen­to e que os trabalhado­res estão fazendo sua parte.

Falta o governo e os parlamentares faze­rem a parte deles.

E o SINDEEPRES le­vará à sociedade, ao go­verno e aos parlamen­tares esses e outros dados da pesquisa para mostrar as melhorias do setor e cobrar sua regulamentação.

Genival Beserra Leite
Presidente