UMETChefiada pelo presidente Genival Beserra Leite, missão do SINDEEPRES conheceu nesta terça (8) as instalações da Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (UMET), criada pelo sindicato de trabalhadores em prédios e condomínios da Argentina.

Uma universidade para o trabalhador! Um sonho ainda no Brasil, mas uma realidade na Argentina. Localizada em Buenos Aires, a Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (Umet) é a primeira instituição de ensino superior na América Latina criada por um sindicato.

Acompanhado do pesquisador e professor da Unicamp, Marcio Pochmann, e da diretora do SINDEEPRES, Clara Bernadete, o presidente Genival Beserra Leite apresentou um panorama atual do sindicato e do sindicalismo no Brasil, especificamente sobre a terceirização.

Para Genival é muito importante conhecer a Umet, pois ela é a primeira experiência na área sindical na América do Sul. “O SINDEEPRES já investe na formação de seus associados, com cursos para várias áreas. Agora também abriremos oportunidades com o ensino a distâncias”.

Mas uma universidade seria um sonho. Mas não é impossível. Por isso viemos conhecer essa histórica e importante iniciativa. Temos muito que aprender”, falou Genival, que com o seu grupo, percorrem várias unidades do sindicato e o prédio da Umet, que abriga cerca de 500 estudantes.

O grupo do SINDEEPRES foi recebido por Víctor Santa María, secretário-geral do sindicato de trabalhadores em prédios e condomínios da Argentina, que além da universidade, administra uma maternidade e centros culturais e de formação técnica para os trabalhadores. Santa Maria reconheceu que o SINDEEPRES é um dos maiores sindicatos das américas, após ouvir a apresentação do presidente Genival.

Santa Maria e sua equipe, formada por dirigentes sindicais e professores, também apresentaram o projeto da Umet e da atuação sindical que representam. “Podemos e devemos fazer muitas parcerias entre a Umet, nosso sindicato e o SINDEEPRES”, adiantou o dirigente argentino, que aceitou convite do SINDEEPRES para conhecer sua sede em São Paulo. Além de organizar um debate sobre terceirização e o mundo sindical no Mercosul.

O secretário-geral destacou que deseja que a universidade seja um local de aprendizado para os trabalhadores e seus filhos, bem como para a sociedade. Santa Maria é filho de zelador e de mãe dona de casa, por isso vê na Umet a realização de um sonho e que tem um significado muito importante para ele e para todos os trabalhadores argentinos.

Para o pesquisador da Unicamp, Marcio Pochmann o projeto da Umet pode ser replicado no Brasil. “É fundamental se conhecer esse projeto e também de reconhecer que o Brasil precisa de uma iniciativa semelhante. E que o sindicalismo no Brasil pode e deve pensar em criar uma universidade para os trabalhadores aqui”, defendeu Pochmann, que há mais de uma década elabora todos os estudos e pesquisas do SINDEEPRES na área da terceirização, trabalhos estes amplamente divulgados e reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

Lula na abertura

A Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (UMET) começou a funcionar em abril de 2013 oferecendo aulas em quatro cursos: Políticas Públicas e Governo, Turismo e Esportes, Tecnologias Aplicadas e Desenvolvimento e Gestão das Organizações. Hoje tem cerca de 500 alunos. Tem como unidade um belíssimo prédio que foi construído e planejado para receber essa inovadora experiência.

A abertura da Umet teve a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta argentina Cristina Kirchner. Na oportunidade Lula destacou que a “a inauguração da UMET tem um significado muito simbólico para a classe trabalhadora”.