efetivoHistoricamente tido como o melhor período para o comércio varejista, as festas de fim de ano irão gerar 101 mil postos de trabalho temporários em todo o país. Porém, muitos se enganam e acreditam que por ser uma oportunidade temporária, a necessidade encerrar-se junto com o prazo determinado. Ser temporário também é a porta de entrada em qualquer empresa. Além de proporcionar renda, muitas indústrias utilizam esse período para avaliar na prática o desempenho do funcionário interino.

Os que se sobressaem podem ser efetivados ou mesmo deixar uma boa impressão para uma futura vaga. “É uma oportunidade de estar ativo, dar o melhor de si e deixar em aberto uma futura indicação. Há diversos estudos que revelam que, como temporário, permanecer desempregado diminui muito”,  afirma o Presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite. “Sem dizer que todo emprego é uma chance de desenvolvimento”, completa.

“Se o temporário conseguiu transmitir boa impressão, deixou sua marca de forma expressiva, poderá ser lembrado posteriormente, por uma habilidade demonstrada e na primeira oportunidade que surgir, pode ser chamado como a pessoa certa para a vaga”, avalia a Gerente de Unidade da Gelre, Elisete Rodrigues da Silva.

Segundo a especialista, mesmo sendo uma oportunidade temporária, o funcionário é sempre avaliado e algumas ações podem demonstrar capacidade para assumir o cargo. A chance pode não vir tão rápido, porém quando existir a necessidade, provavelmente ele será lembrado.

Independentemente ser um temporário ou não, a palavra de ordem é mostrar disposição. “Ele precisa demonstrar interesse, a vontade de atender bem e vestir a camisa”, enumera a profissional. “Ver a empresa e o trabalho temporário, como uma oportunidade que abre discreta e sutilmente um espaço para o futuro”, completa Elisete.

Algumas dicas para se destacar:

– Ser proativo;

– Mostrar interesse e serviço;

– Respeitar as regras da empresa;

– Tenha um bom comportamento;

– Respeitar os demais colegas;

– Não entrar em conflito com a cultura da empresa;

– Construir uma boa reputação.