tvsindeepres49O Sindeepres Entrevista conversou na quinta-feira com o biólogo Jayme Augusto de Souza-Neto, professor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (campus de Botucatu) e coordenador do Laboratório de Genômica Funcional & Microbiologia de Vetores (Vectomics Lab), um dos laboratórios do Instituto de Biotecnologia (IBTEC) da Unesp.

Em sua trajetória científica, Souza-Neto conduziu pesquisas sobre a fisiologia da digestão em mosquitos vetores, como o Aedes aegypti, por exemplo. Ele também integra o Grupo de Trabalho de Vetores da União Europeia (GLOPid 2016) e a Rede Paulista de Estudos do Vírus Zika e investiga as vias intracelulares e os fatores envolvidos na interação mosquito-patógeno-microbiota, com foco em dengue e malária.

Na entrevista à TV Sindeepres, o pesquisador falou sobre o processo para entender os fatores que o mosquito utiliza para se defender do vírus e, a partir dessa descoberta, usar tal informação para bloquear a transmissão.

Segundo o professor, o foco está em dois pontos: “O primeiro engloba todos os genes do Aedes aegypti. Tentamos encontrar qual deles neutraliza o vírus quando o mosquito é infectado, compreender a resposta antiviral que de fato está atuando contra o vírus. Porque nem todos os genes ativados respondem ao vírus. Às vezes são somente marcadores de infecção”, explica.

O segundo ponto é o isolamento de bactérias do Aedes aegypti. “O mosquito tem em seu intestino, assim como os demais animais, um conjunto de bactérias, que chamamos de microbiota. Ali, algumas delas interferem na replicação viral. Nossa estratégia é isolá-las, identificá-las e fazer testes antivirais. Por meio do isolamento de bactérias de mosquitos coletados no campo conseguimos destacar e identificar 28 diferentes bactérias. Nesse momento vamos testar a capacidade individual de cada uma delas em neutralizar, ou não, o vírus. A ideia é encontrar bactérias que tenham capacidade de bloquear a infecção ou a replicação do agente causador de doenças”, finaliza.

O Sindeepres Entrevista é transmitido pela internet no site www.tvsindeepres.org.br e pelo aplicativo da TV Sindeepres na Smart TV Samsung. É composto por três blocos.

video  fotos