Da esquerda para a direita: Diretora de Comunicação do SINDEEPRES, Sra. Valéria Ribeiro Ponzio, Presidente do SINDEEPRES, Sr. Genival Beserra Leite, Procuradora do Trabalho Dra. Viviann Brito Mattos, ex-ministro do Trabalho e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho Dr. Almir Pazzianotto Pinto, Diretora Administrativa Financeira do SINDEEPRES, Sra. Clara Bernadete Ferreira, Secretário Geral do SINDEEPRES Sr. Alcebíades Mãozita da Silva.

No dia 17 de maio de 2024, o SINDEEPRES recebeu em sua sede a visita da Dra. Viviann Brito Mattos, Procuradora Regional do Trabalho da 1ª Região e Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (CONALIS) do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Além da diretoria do SINDEEPRES, o encontro contou com a participação do Exmo. Dr. Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, da Dra. Zilmara Alencar, advogada consultora, dos advogados do SINDEEPRES e do Presidente do SINDEPRESTEM, Sr. Vander Morales.  

Vários assuntos foram abordados na reunião, dentre eles a qualificação dos trabalhadores terceirizados, as conquistas do SINDEEPRES em prol da categoria, as dificuldades da categoria, o combate aos atos antissindicais e a aproximação dos jovens aos sindicatos, visando o fortalecimento da categoria e a conquista de direitos e garantias aos trabalhadores.

Dra. Viviann ressaltou a importância do diálogo social, com vistas à promoção da liberdade sindical, destacando as frentes de atuação do Ministério Público do Trabalho, em especial da CONALIS, buscando a interação dos jovens trabalhadores junto aos sindicatos e ao movimento sindical: “desde 2017, o Ministério Público do Trabalho faz a campanha maio lilás. A campanha maio lilás visa justamente conscientizar a sociedade da importância das organizações sindicais e sobretudo da liberdade sindical e do diálogo social…o maio lilás tem essa perspectiva justamente de mostrar a importância e de conscientizar os trabalhadores da luta sindical e, principalmente, da busca de novos direitos.”

Especificamente quanto aos trabalhadores terceirizados, a Procuradora do Trabalho, Dra. Viviann deixou uma mensagem de união à categoria: “a união dos trabalhadores é que faz a diferença, você trabalhador, sozinho, não vai conseguir melhorar as suas condições de trabalho, mas quando você se une ao seu sindicato, quando você se une àqueles que estão vivendo a mesma condição de vida que você, o trabalhador terceirizado que conhece o outro trabalhador terceirizado, quando vocês se unem, novos direitos são conquistados e melhores condições também são obtidas, e o sindicato, que nada mais é que do que a união de vocês trabalhadores juntos, conseguem chegar mais longe. Então é importante que você não apenas conheça o seu sindicato, mas se una a ele para lutar por melhores condições de trabalho.”  

Genival Beserra Leite, presidente do SINDEEPRES, e os diretores presentes, ressaltaram a importância do encontro, agradecendo a presença da Dra. Viviann, que trouxe à Entidade Sindical tanta riqueza de informações sobre o diálogo social e a promoção da liberdade sindical, representando um verdadeiro alento à categoria dos trabalhadores terceirizados.

A diretoria do SINDEEPRES agradeceu também a participação do Dr. Almir Pazzianotto Pinto pela exposição de tantas experiências positivas enquanto Ministro do Trabalho e Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, especialmente no que tange à evolução dos direitos e garantias dos trabalhadores terceirizados, sempre mediante o diálogo social. 

O encontro foi bastante produtivo e esclarecedor, no sentido de restar evidenciado que o Ministério Público do Trabalho preza pela facilitação do diálogo social entre os trabalhadores e as entidades sindicais, pela liberdade sindical e pelo fortalecimento da categoria.

Fotos – Clique Aqui.