Sindeepres lança pesquisa A Modalidade Empresarial na Terceirização da Mão de Obra

A pesquisa reúne conjunto de dados sistematizados para o estado de São Paulo disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Sindeepres.

Na próxima segunda-feira, dia 21, o presidente do Ipea e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp, Marcio Pochmann, apresentará a pesquisa inédita “Sindeepres: A modalidade empresarial na terceirização da mão de obra”.

Pesquisa utiliza dados do Sindeepres, maior sindicato de trabalhadores terceirizados e temporários das Américas que conta com 160 mil associados e representa mais de 700 mil trabalhadores na área de prestação de serviços de todo o estado de São Paulo.

A pesquisa analisa as modalidades empresariais da terceirização da mão de obra. E reúne conjunto de dados sistematizados para o estado de São Paulo disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Relação Anual de Informações Sociais) e pelo Sindeepres.

A pesquisa é dividida em três partes: a primeira voltada à evolução das empresas de terceirização; na sequência são reunidas as principais características das empresas de terceirização; a terceira parte trata do impacto das decisões empresarias relativas à terceirização da mão de obra.

No último dia 17 de outubro de 2011, foi lançada a pesquisa Sindeepres: Trajetórias da terceirização, um instrumento para se conhecer melhor a evolução do trabalho terceirizado no Brasil. Na primeira parte há uma descrição geral do perfil do trabalhador ocupado desde a década de 1980. A segunda parte trata da evolução das relações de trabalho nas empresas de uso de mão de obra terceirizada.

Com a apresentação da pesquisa Sindeepres: A modalidade empresarial na terceirização da mão de obra”, o professor Marcio Pochmann dará continuidade à série de estudos sobre terceirização, que teve início em 2007 com quatro importantes pesquisas sobre o setor: “Sindeepres: Trajetórias da terceirização”; “Sindeepres: A transnacionalização da terceirização na contratação do trabalho”; “Sindeepres: A superterceirização dos contratos de trabalho”; e a “Sindeepres: A sindicalização no emprego formal terceirizado no estado de São Paulo”; uma parceria com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo – Sindeepres.