Trabalhadores da EvolutiOs mais de 700 trabalhadores da prestadora Evoluti Tecnologia e Serviços Ltda., que estavam sem receber os salários de novembro de 2013, tiveram seus pagamentos acertados e retomaram as atividades depois de quase um mês paralisados.

Leituristas, inspetores e entregadores reivindicavam o pagamento de salários, benefícios, férias e demais verbas, que estavam atrasados.

O SINDEEPRES interveio, e, após negociação, o tomador de serviços (CPFL) disponibilizou os valores para pagamento direto aos trabalhadores, através do Sindicato.

Em janeiro deste ano, diante de novo atraso nos pagamentos e demais benefícios de dezembro de 2013, os trabalhadores paralisaram as atividades, oportunidade na qual o SINDEEPRES voltou a negociar para que os valores devidos pela CPFL (tomadora) ao Grupo Evoluti (prestadora) fossem disponibilizados ao Sindicato para efetuação do pagamento dos trabalhadores, o que aconteceu em janeiro de 2014.

O SINDEEPRES apresentou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região –, em audiência realizada no dia 15 de janeiro, a proposta de que a Evoluti assinasse TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), garantia para que os próximos salários não sofressem atrasos.

Entretanto, independentemente da assinatura do TAC, o Sindicato garantiu que, caso a prestadora volte a atrasar os pagamentos, o tomador de serviços pode transferir automaticamente ao SINDEEPRES os valores devidos à prestadora de serviços, para que os trabalhadores recebam seus salários.

Ainda na mediação, a Evoluti afirmou ter efetuado a transferência dos valores relativos a vale refeição, alimentação, transporte e aluguel de moto. A prestadora também se comprometeu a calcular as multas relativas aos atrasos nos pagamentos de salários e férias; Ficou acordado que o pagamento dessas multas seja realizado no mês de fevereiro de 2014. A tomadora CPFL começou a efetuar o pagamento dos salários atrasados.

A prestadora de serviços e responsável pelos trabalhadores – a Evoluti – esclareceu que o atraso salarial ocorreu devido à mudança recente para uma nova administração, pois a empresa foi recentemente vendida, e a problemas nas transferências bancárias.

A sede da Evoluti fica em Goiânia e a empresa desenvolve atividades na cidade de Campinas, na Baixada Santista e nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Lins, entre outras. Na área de Campinas, a prestadora conta com cerca de 850 trabalhadores no projeto CPFL.