Pesquisa Sindeepres - A dinâmica das contratações no trabalho terceirizadoNesta segunda-feira, dia 5 de março, o SINDEEPRES, que há cinco anos divulga pesquisas sobre o universo da terceirização no país, e o professor Marcio Pochmann apresentam mais um estudo inédito: Sindeepres, a dinâmica das contratações no trabalho terceirizado. O evento será realizado das 9h às 11h na sede do SINDEEPRES, localizada à Praça Padre Manoel da Nóbrega, 21, 16ª andar, Centro, São Paulo.

O estudo mostra que o avanço das ocupações terceirizadas constitui cada vez mais um novo eixo estruturador do funcionamento do mercado de trabalho brasileiro. Seu desempenho quantitativo se apresenta inconteste nas duas últimas décadas, com expansão para além das chamadas atividades-meio dos empregos gerados no interior das empresas públicas e privadas.

Ocorre que o entendimento, em geral, a respeito da terceirização no Brasil, tem se concentrado fundamentalmente na existência quantitativa do posto de trabalho e a consequente absorção de trabalhadores no exercício das mais variadas atividades laborais. Os dois estudos anteriormente apresentados sobre a terceirização do trabalho não deixam dúvidas a esse respeito.

Na pesquisa que será apresentada, a preocupação fundamental se assenta nas condições de trabalho existentes nos postos de trabalho da terceirização de mão de obra. Para isso houve inédito desenvolvimento metodológico voltado para a sistematização das informações existentes sobre postos de trabalho terceirizados.

A pesquisa utiliza como base um conjunto de dados sistematizados para o estado de São Paulo, a partir de informações geradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego – Relação Anual de Informações Sociais – e pelo SINDEEPRES, o maior sindicato de trabalhadores temporários e terceirizados das Américas, que conta com 160 mil associados e representa mais de 700 mil trabalhadores na área de prestação de serviços de todo o estado de São Paulo. Com isso se tornou possível apresentar novas evidências das condições gerais de trabalho dos empregados formais pertencentes às empresas de terceirização de mão de obra paulistas.

Três são as partes constitutivas da investigação, a saber: i) empregados terceirizados, ii) empresas de terceirização, e iii) relações de trabalho na terceirização. Desta forma, acredita-se oferecer novos elementos de entendimento a respeito das condições gerais de trabalho dos terceirizados no Brasil.

Com a apresentação da pesquisa, o presidente do Ipea e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp Marcio Pochmann completa uma série de estudos sobre terceirização, que teve início em 2007 com seis importantes pesquisas sobre o setor: Sindeepres, a modalidade da empresarial na terceirização na mão de obra; Sindeepres, trajetórias da terceirização; Sindeepres, a transnacionalização da terceirização na contratação do trabalho; Sindeepres, a superterceirização dos contratos de trabalho; e Sindeepres, a sindicalização no emprego formal terceirizado no estado de São Paulo. Todas foram realizadas em parceria com o Sindeepres.

Informações pelo telefone (11) 3113-0531.