Autoridades participam do lançamento da pesquisa SindeepresO lançamento da pesquisa SINDEEPRES sobre a dinâmica das contratações no trabalho terceirizado ocorreu no dia 5 de março na sede da Entidade. O evento contou com a presença do secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Davi Zaia; do deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE); do presidente da UGT, Ricardo Patah; do presidente do Ipea e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp, Marcio Pochmann; do presidente do Sindeprestem, Vander Morales; e do presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite, além de membros da diretoria do Sindicato, empresários e trabalhadores do setor.

Na abertura do evento, Genival Beserra Leite lembrou que, quando deu início às pesquisas, em 2007, o primeiro objetivo foi procurar informações sobre terceirização que não eram encontradas nem em bibliotecas, nem em universidades. “Não havia nada de real, de concreto, para você mostrar. Foi aí que surgiu a primeira pesquisa. Convidamos o professor Marcio Pochmann para prepará-la. Foi um grande sucesso. O que melhorou de lá até agora? Melhorou em termo de negociações coletivas, pois nós tínhamos algo a apresentar. O sindicato patronal tinha o conhecimento, e entendia muito bem o que nós queríamos e o que eles podiam oferecer.”

O secretário Davi Zaia ressaltou a importância de o SINDEEPRES proporcionar aos trabalhadores a possibilidade de conhecer a sua realidade. “Se a gente não conhecer bem a realidade da categoria que representamos não conseguimos fazer um bom trabalho. Uma pesquisa científica, elaborada, com detalhes para você olhar de fato a realidade da categoria, e fazer isso com a credibilidade do professor Marcio Pochmann, é de fundamental importância e valoriza muito este trabalho”, disse.

Já o presidente da UGT, Ricardo Patah, destacou que o SINDEEPRES nasceu exatamente com a preocupação de dar cidadania à base da pirâmide. “Quando o sindicato se preocupa em desenvolver uma tarefa nesse sentido e colocar de forma clara e transparente, significa compromisso e comprometimento com a categoria, em especial num país que hoje está com outro sentimento, de que o dia da amanhã vai ser melhor do que hoje e ontem”, afirmou.

O deputado federal, Laércio Oliveira, falou dos avanços que tem visto na área de serviços. “Na condição de atuante na atividade de serviços, tenho percebido que nós melhoramos muito e avançamos muito na qualidade dos profissionais envolvidos na atividade de prestação de serviços,” declarou o parlamentar. “Por isso, exemplos como esse que a gente assiste aqui agora, de uma pesquisa com dados tão importantes, serão fundamentais para que possamos utilizá-los amanhã”, completou.

“Todas as pesquisas que o SINDEEPRES lançou deram informações para o gestor público, para que empresários e trabalhadores possam ter maior conhecimento da realidade da terceirização no Brasil”, explicou Marcio Pochmann, responsável pelo estudo.

Vander Morales destacou que na economia de hoje, calcada no crédito, o emprego formal é o balizamento para um crescimento sustentável: “Quanto mais trabalhadores na formalidade nós tivermos, melhor vai ser para a economia. Com o emprego formal as pessoas têm acesso ao crédito, e, com isso, a economia pode crescer por muito tempo. A contribuição da pesquisa é muito valiosa e muito positiva, no sentido de que esses indicadores são produtivos também para as empresas prestadoras de serviços”.

A pesquisa Sindeepres a Dinâmica das Contratações no Trabalho Terceirizado é um instrumento para se conhecer melhor o avanço das ocupações terceirizadas no mercado de trabalho. Utiliza como base um conjunto de dados sistematizados para o estado de São Paulo a partir das informações geradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego – Relação Anual de Informações Sociais – e pelo SINDEEPRES, maior sindicato de trabalhadores terceirizados e temporários das Américas.