Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo.

FILIADO À

19 anos de atuaçãoFundado em 31 de agosto de 1992, o Sindeepres – legítimo representante da classe dos trabalhadores temporários e terceirizados na área de prestação de serviços do estado de São Paulo – completa 19 de anos de atividades na consolidação de inúmeras conquistas para a classe e na superação de importantes desafios, conforme destaca o presidente Genival Beserra Leite.

Nessas quase duas décadas de existência, o Sindicato tem um legado de luta sobre o direito e o dever do trabalhador, participou ativamente das grandes mobilizações operárias do País, ampliou o patrimônio da categoria e garantiu vitórias econômicas e sociais em Convenções Coletivas”, afirma Beserra.

A Entidade tem atuação destacada em ações políticas e sociais. Hoje com 160 mil Associados e representando mais de 500 mil trabalhadores temporários e terceirizados na área de prestação de serviços, o Sindeepres sabe do seu compromisso com todos esses trabalhadores e intensifica sua grande luta em prol da categoria, que é a regulamentação do setor no Brasil. Por isso, tem realizado uma série de ações que reúnem na mesma mesa de negociação trabalhadores, congressistas, estudiosos, empresários e a imprensa para que o Congresso aprove uma lei que defina e reconheça um dos setores que mais geram empregos no Brasil.

Atualmente, o Sindeepres tem 17 subsedes nas regiões que são os principais polos industriais e comerciais do Estado. As unidades possuem infraestrutura e profissionais treinados e preparados para atender o trabalhador no local com as mesmas condições oferecidas pela sede, na Capital.

Para contar um pouco dessa história e apontar quais os rumos da Entidade, destacamos abaixo algumas de suas principais atividades.

O Departamento Jurídico do Sindeepres tem papel fundamental na orientação e na defesa dos Associados na busca por seus direitos. Ao longo desses anos, o departamento, que conta com profissionais especializados nas áreas Trabalhista e Previdenciária, tem se encarregado de fortalecer na Justiça a luta do Sindicato na defesa e na ampliação dos direitos dos trabalhadores. E isso é demonstrado pelo grande número de conciliações e vitórias, que aumenta a cada ano.

O Sindeepres criou um programa de saúde bucal cujo conceito é pautado na qualidade de atendimento e que conta com o que existe mais de moderno em equipamento no mercado odontológico. Todas as subsedes do Estado fazem atendimento, além das clínicas na cidade de Salto e nos bairros da capital paulista em Santo Amaro e Vila Olímpia. Em 2009, foi inaugurado o Centro de Referência Odontológica Sindeepres Saúde (CROSS), na sede, marcando uma importante conquista aos trabalhadores temporários e terceirizados. O CROSS possui 10 consultórios, com capacidade para 10 mil atendimentos ao mês. Para atendimento especial, a Entidade colocou à disposição dos trabalhadores cinco Odontomóveis, totalmente equipados e que vão até o local do trabalhador. E em breve, a 18ª subsede será inaugurada em São Bernardo do Campo. Abaixo, algumas das principais atividades.

Outra iniciativa importante do Sindeepres é o Balcão de Empregos, que desde sua criação já ofereceu milhares de vagas para diversas áreas. Exclusivo para os Associados, tem o objetivo de atender as necessidades dos profissionais do setor que queiram se colocar ou se recolocar no mercado de trabalho. Para possibilitar acesso mais rápido, eficiente, prático e independência ao usuário agora a busca pela oportunidade profissional é totalmente virtual. O novo portal disponibiliza cerca de 50 mil vagas.

O Sindeepres sempre teve a visão de que a educação continuada dá a chance a jovens e adultos de terem uma profissão, pois vivemos num mundo cada vez mais competitivo, em constantes mudanças, que ocorrem em velocidade cada vez maior. Por isso, investe na área por meio do departamento de Qualificação Profissional, que já entregou mais de 5 mil certificados a alunos. São oferecidos cursos nas áreas de portaria, administração, informática e idiomas (inglês e espanhol), além dos cursos supletivos do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) e do Ensino Médio (1º, 2º e 3º grau), que são oportunidades de conclusão de estudos gratuitamente.

Quanto aos benefícios oferecidos ao trabalhador do setor, o Sindicato já ultrapassou em 2011 a marca de 500 convênios com empresas e instituições privadas. Entre elas destacam-se universidades, escolas, clínicas, drogarias e farmácias, óticas, autoescolas, hotéis, pousadas, clubes e parques. Além disso, há a parceria com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Correspondente Caixa Aqui, que oferece ao trabalhador serviços de financiamento imobiliário, consórcio imobiliário/auto, empréstimo pessoal e consignado, conta corrente, poupança e cartões de crédito.

Outro importante convênio é o assinado em 2010 com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para a construção de moradias exclusivas para os Associados indicados pelo Sindicato. O Sindeepres pleiteou a construção de 80 unidades no município de São Paulo, e já foram escolhidas duas áreas, nos bairros de Itaim Paulista e de Itaquera.

O Sindeepres se preocupa com o lazer dos seus Associados. Para os momentos de descanso, o trabalhador conta com a infraestrutura da Colônia de Férias Sindeepres, em Praia Grande, e com outra unidade, recém-construída, em Bertioga, além da Barraca de Praia em Santos, que oferece estrutura com mesas, cadeiras, guarda-sóis e guarda-volumes.

Pensando ainda no bem-estar e na integração de seus trabalhadores, o Sindeepres promove campeonatos esportivos e a tradicional Corrida do Trabalhador, que ocorre todos os anos no 1º de maio, em comemoração ao Dia Mundial do Trabalho.

Para contar sua história o Sindeepres lançou ainda importantes publicações. Entre os temas abordados por elas estão os 26 projetos sobre a regulamentação do setor; os oito seminários sobre os avanços das atividades do setor realizados em 2007; e os 15 anos do Sindeepres. Está no prelo A que trata do seminário Terceirização em Debate: A Regulamentação Necessária, que será lançada em outubro. Além disso, o Sindicato possui o jornal mensal Folha Terceirizada e publica em seu site as notícias mais recentes do setor.