poupatempoequipe1A praticidade de resolver vários problemas no mesmo lugar é uma das chaves do sucesso do Poupatempo. Sinônimo de eficiência, rapidez e qualidade, o chamado “padrão Poupatempo” consolidou-se e esse conceito de atendimento tornou-se uma referência para os serviços públicos em todo o Brasil.

Até aí, praticamente todo mundo já sabe, o que muita gente não imagina é que para manter esse nível de excelência, o Programa do Governo do Estado de São Paulo investe em treinamento e na valorização de seus funcionários.

Funcionário é 100%
Quando uma unidade é inaugurada, os funcionários passam por um treinamento de implantação que dura entre 15 a 20 dias. Neste período, é abordado toda a parte conceitual do programa.

“O funcionário é 100%. Sem eles o Poupatempo não funciona! O nosso desafio diário é mantê-los seguros e o cidadão satisfeito”, avalia Tânia Andrade, Superintendente de Operações.

Esse investimento na capacitação faz todo o sentido, uma vez que esses funcionários atuam como uma espécie de ponte entre o cidadão e o Poupatempo. “E as constantes avaliações positivas que recebemos demonstram que estamos no caminho certo”, comemora a gerente dos postos Sé, Luz e Guarulhos, Maria Auxiliadora Montenegro.

Aprendizado ajuda a superar as expectativas
Esse aprendizado é reconhecido pelos funcionários, como a Letícia Pimentel. “Eu era muito tímida. Aqui eu aprendi a lidar com o público e ouvir as pessoas. Comecei a me relacionar ainda melhor com os meus amigos e minha a família”, recorda.

Há 15 anos no Poupatempo, Sônia Matos reconhece que os treinamentos são importantes, pois preparam o funcionário para diversos tipos de situações, entre os quais, algumas superaram as expectativas.

“Uma senhora de 85 anos tinha sido furtada. Levaram todos os documentos dela e não estava conseguindo tirar o certificado de igualdade de direitos, às vésperas dela viajar para Portugal. Isso a impedia de ter a CNH. Fizemos uma grande correria e juntos conseguimos resolver a questão. A senhora chorou de felicidade e nos abraçou”, lembrou Sônia.

Com tantos elogios, o Poupatempo cultiva admiradores e Lylian Soares é uma delas. Antes de começar a trabalhar na unidade Sé, Lylian sempre teve admiração pelo seu futuro emprego. Dois anos depois ela afirma que todas as suas expectativas foram confirmadas.

Quem também se sente realizado profissionalmente é Ricardo Aparecido Brunelo. Ex-professor de português, Ricardo resolveu deixar de lado as salas de aula. Com a mudança de emprego, percebeu que gosta ainda mais de lidar com o público e acredita que isso o fez melhorar como pessoa.

“Conheço alguns estabelecimentos que você chega com um problema e sai com dois, ou seja, não consegue resolver o que queria!”, respondeu Ricardo fazendo um comparativo com o padrão de qualidade do seu atual emprego.

“Me adaptei perfeitamente aqui. Faço pelo outro o que gostaria que fizessem comigo”, exalta Ricardo.

Agradecimentos: Marília Lino de Souza, Maria Carolina Mischiatti Lopes (Assessoria de Comunicação – Prodesp) e Equipe Poupatempo Sé.