PorteiroParabéns! Prepare-se para encher o peito e comemorar o seu dia. Afinal, o que seria da sociedade sem o trabalho indispensável dos Porteiros?

Aqui no Brasil, o dia do Porteiro é comemorado no dia 09 de junho. Há quem defenda que a data deveria ser celebrada vinte dias após, mais precisamente no dia 29 de junho, o dia de São Pedro.

São Pedro, um dos doze apóstolos, também conhecido como o “Porteiro do Céu” e foi o primeiro Bispo de Roma, ou seja, o Papa. É detentor até hoje do mais longo pontificado, com 37 anos – no período entre os anos de 30 d.C e 67 d.C.

Segundo os dados da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), organizado pelo Ministério do Trabalho, no Brasil estão registrados 608.706 porteiros, sendo 38.332 profissionais porteiros de locais de diversão; 549.845 porteiros de edifícios e 20.529 porteiros de hotel.

Restringindo o mesmo estudo somente ao estado de São Paulo, estão registrados 216.230 porteiros, sendo 8.198 porteiros de locais de diversão, 201.608 porteiros de edifícios, 6.424 porteiros de hotel.

Ainda CBO: os números correspondentes dos porteiros são 5174-05 – Porteiro (hotel) Atendente de portaria de hotel, Capitão porteiro; 5174-10 – Porteiro de edifícios – Guariteiro, Porteiro, Porteiro industrial e 5174-15 – Porteiros de locais de diversão – Agente de portaria.

Falando em entretenimento, mais especificamente cinema, alguns filmes nos quais o porteiro foi o protagonista: O Porteiro (The Doorman – 2006), Porteiro (El Portero – 1950) e Carlitos Porteiro (The New Janitor –1914).

“Porteiro” de Lucas Lucco e “Alô Porteiro/Entrada Proibida” de Marília Mendonça, “Porteiro Apaixonado” de Odair José e “Amigo Porteiro” da Banda Essência News, são algumas músicas que levam a profissão no nome.

Aqui no Brasil, alguns personagens famosos: Porteiro Zé, sucesso na internet chegou a virar animação diária de um telejornal. Ribamar, interpretado por Tom Cavalcante no humorístico “Sai de Baixo”. Severino, interpretado pelo ator Paulo Silvino. Geneton, personagem interpretado por Lázaro Ramos no filme “Sorria, você está sendo filmado”.

Agradecimento: Ministério do Trabalho.