dinheiro1O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) prorrogou o prazo para sacar o abono salarial referente ao ano de 2015 até dezembro deste ano.

No entanto, o governo decidiu que haverá um espaço de um mês sem saques, e o prazo será reaberto em 27 de julho. Até 28 de dezembro, os trabalhadores poderão retirar o dinheiro.

Quem tem direito?
Para sacar a grana do abono salarial ano-base 2015, os trabalhadores devem cumprir os seguintes requisitos:

– estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;

– ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos;

– ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Consulta ao benefício

Para saber se você tem direito à grana, o Ministério do Trabalho disponibiliza uma ferramenta de consulta online. Basta acessar http://verificasd.mtb.gov.br/abono/, digitar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento e consultar.
A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

Abono referente a 2016
O conselho também aprovou, na mesma reunião, o calendário de pagamento do abono salarial ano-base 2016. Os recursos vão beneficiar 24,12 milhões de trabalhadores, que poderão começar a sacar, também, no próximo dia 27 de julho.

O saque inicial, neste caso, será para os nascidos em julho (PIS), que recebem pela Caixa, e para quem tem inscrição com final 0 (zero) e que recebem Pasep pelo Banco do Brasil.