17 anos de SindeepresNo último dia 31 de agosto, o Sindicato que representa a classe de trabalhadores que prestam serviços a terceiros, no Estado de São Paulo, completou 17 anos de existência. Este período marca a trajetória do trabalho terceirizado.

Há 17 anos atrás, esta modalidade de trabalho, não era representada por um sindicato, sofria com a grande quantidade de empresas de fachada, que contratavam trabalhadores e desapareciam. Com isso, ficou nítida a necessidade da criação de um sindicato para representar a classe trabalhadora e combater os abusos, conta o presidente, Genival Beserra. “A fundação do Sindeepres foi como a realização de um sonho para esses trabalhadores, o sonho de ter uma representatividade”.

Atualmente, quaisquer irregularidades cometidas pelas empresas são comunicadas pelo próprio trabalhador ao sindicato e recebe todo o apoio, principalmente na busca por melhores condições de trabalho. “Pode-se dizer que a realidade precária, existente antes da criação do sindicato, representa apenas 5% neste momento. Outras formas, porém, acabaram crescendo, como as PJ’s (Pessoas Jurídicas), mas o Sindeepres continua lutando contra qualquer forma de precarização do trabalho”, completa Genival.

Hoje, o Sindeepres tem 16 subsedes no Estado, com número superior a 150 mil associados, e representa mais de 500 mil trabalhadores de empresas de prestação de serviço a terceiros. Seus associados contam com serviços odontológicos, qualificação profissional e assistência jurídica. Além disso, o sindicato oferece oportunidades de emprego e faz a aproximação entre as vagas e os que procuram trabalho como terceirizados.

Cada vez mais a terceirização se faz necessária no cenário econômico brasileiro. Oferece mão de obra especializada e qualificada, bem como aumenta as oportunidades de emprego no setor. “A terceirização da forma correta, como eu a entendo e que é também a que o sindicato defende, está mais forte. Consequentemente, o sindicato se fortalece”, afirma o presidente.

O superintendente regional do trabalho de São Paulo, José Roberto de Melo, destaca que considera o Sindeepres um parceiro e que o principal objetivo, agora, é a conquista do marco regulatório para a atividade. “A criação de uma legislação específica vai ajudar a otimizar a relação patrão e empregado e inibir a ação de empresas inidôneas, que ferem a imagem da terceirização”, completa Melo.